Como ajudar os Yanomami? Veja opções de doação de dinheiro ou alimentos

Seja por Pix ou alimentos não perecíveis, várias organizações de renome estão mobilizadas para ajudar os indígenas Yanomami

Atualmente, o povo indígena Yanomami está em luta para proteger sua saúde, seu território e sua cultura. Nas últimas semanas, foi revelado o grave estado sofrido pelos indígenas, especialmente aqueles que vivem no estado de Roraima, devido à invasão do garimpo ilegal – que, além de forçá-los a deixar suas terras, ainda tomou posse de estruturas do estado e dificultou o acesso de agentes de saúde à população Yanomami.

Desde o dia 20 de janeiro, o Ministério da Saúde decretou Emergência em Saúde pública de importância nacional depois de encontrar várias pessoas deste povo, principalmente crianças, apresentando estados avançados de desnutrição, malária e infecções respiratórias agudas.

No Brasil, os indígenas Yanomami estão presentes nos estados de Roraima e Amazonas. Parte do povo também está localizada em países vizinhos, como a Venezuela, que faz fronteira com o território brasileiro e possui uma parcela da Amazônia, que é a principal fonte de subsistência deste povo – em contrapartida, eles também preservam a floresta.

A seguir, confira causas seguras que estão reunindo doações, seja dinheiro ou alimento, para ajudar os Yanomami.

Hutukara Associação Yanomami - como ajudar os Yanomami

A iniciativa é coordenada pelo escritor e líder político Davi Kopenawa Yanomami e é a indicada pelo Instituto Socioambiental (ISA) para receber doações. São aceitas transferências via Paypal, que aceita dinheiro ou cartão. Para doar, clique aqui.

SOS Yanomami – Conselho Indígena de Roraima

A campanha “SOS Yanomami” foi criada pelo Conselho Indígena de Roraima para viabilizar a compra de remédios e alimentos. São aceitos PIX ou transferências bancárias. Na última quarta-feira, dia 25, o Conselho realizou uma transmissão ao vivo com o assessor jurídico Nicácio Farias, indígena do povo Wapichana, para esclarecer questões sobre a arrecadação dos recursos. Para doar, clique aqui.

Ação da Cidadania

Criada há 30 anos, em 1993, pelo sociólogo Herbert de Souza (conhecido como Betinho), a Ação da Cidadania é uma das maiores Organizações não governamentais (ONGs) do Brasil, com foco em ajudar pessoas com fome e famílias que estão abaixo da linha da pobreza. Segundo a própria rede, que é formada por comitês locais da sociedade civil organizada e lideranças comunitárias, mais de 32 milhões de brasileiros já foram auxiliados pela Ação.

Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), órgãos militares e entidades locais, ela está arrecadando doações financeiras por meio da chave PIX so*@ac*************.br. Para doar, clique aqui.

Central Única das Favelas e a Frente Nacional Antirracista

Em parceria, a Central Única das Favelas (Cufa) e a Frente Nacional Antirracista (FNA) estão arrecadando dinheiro e alimentos não perecíveis para o povo Yanomami. Os alimentos serão transportados até o território indígena Yanomami, localizado em Roraima, com apoio logístico da Favela Log.

As doações podem ser transferidas por cartão ou via PIX, por meio da chave do*****@cu**.br. Para doar pela vaquina on-line, clique aqui.

Os moradores de São Paulo podem deixar os alimentos uma das sedes da Cufa, em São Paulo. Confira os endereços abaixo:
• Rua Major José Marioto Ferreira, 12, Paraisópolis
• Rua Coronel Silva Castro, 151, Heliópolis
• Rua Antônio Amaral Ferreira, 74, Parque Santo Antônio

Leia também: O que está acontecendo com os indígenas Yanomami?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes