Comprar XRP vale a pena? Saiba se a Ripple vai subir e valorizar

A criptomoeda Ripple (XRP) já subiu 82% em 2020, mas há muita discussão sobre seu potencial. Acompanhe os prós e contras.

Desde seu lançamento, a criptomoeda Ripple foi controversa. No entanto, possui características que conferem um bom potencial de alta ao comprar XRP. Primeiramente, tem como investidores alguns grandes bancos globais e empresas de auditoria. Sem dúvida, esta criptomoeda foi criada para ser integrada ao mercado financeiro tradicional.

Deste modo, os entusiastas de redes abertas criticam a Ripple por conta de sua centralização. Existe uma empresa responsável pelo projeto, que é custeada basicamente pela venda de tokens XRP no mercado.

O que é Ripple (XRP)?

Ripple e mapa mundo para comprar xrp no parceiro moneygram

Este criptoativo foi lançado no início de 2013, e utiliza a tecnologia ledger de banco de dados aberto para consulta. No entanto, ao contrário do Bitcoin, a maior e mais conhecida criptomoeda, as transações de XRP precisam ser aprovadas por um grupo de validadores. É possível comprar Ripple nas corretoras (exchanges), ou diretamente entre seus usuários.

Ou seja, não há mineração de XRP. Desta forma, todas as moedas foram emitidas na criação do projeto. A empresa Ripple Labs levantou, inclusive, mais de US$ 7,5 milhões com investidores ao longo de 2013.

Em resumo, a criptomoeda busca facilitar transferências e remessas internacionais de bancos e grandes empresas. A empresa Ripple já conseguiu diversas parceiras importantes, seja para utilização do software, ou até mesmo de tecnologia utilizando a moeda XRP.

Ripple vai subir?

Há grandes chances, porém depende do crescimento do ecossistema por trás da criptomoeda. Embora seja crescente o número de bancos e empresas de remessas internacionais utilizando o XRP, as soluções competidoras também avançam.

O banco JP Morgan, por exemplo, fundiu o seu projeto de blockchain, banco de dados sem coordenação central, Quorum com a solução da Consensys. Desta forma, o banco passa a utilizar o software por trás da criptomoeda Ethereum. Nesse sentido, a líder nas transferências interbancárias globais, SWIFT, anunciou que irá se adaptar ao modelo de conectividade via API, mais dinâmico.

Em suma, embora a empresa Ripple tenha obtido um certo sucesso em conquistar parceiros estratégicos importantes, o sonho de tornar-se a principal plataforma para transferência de ativos fica mais distante.  Por este motivo, comprar XRP é um investimento de risco, e deve compor apenas parte da carteira de investimentos.

O que segura a alta de Ripple?

Primeiramente temos uma grande quantia de moedas XRP liberadas mensalmente não só para a empresa Ripple, mas também os seus fundadores. Não bastasse a equipe atual, temos Jed McCaleb, cofundador da Ripple, que em seguida abandonou o projeto para lançar o concorrente Stellar (XLM).

Esta pressão vendedora reduz muito o potencial de alta, ao menos enquanto a empresa Ripple não criar pernas próprias. Deste modo, uma oferta de ações no mercado tradicional, ou novas fontes de receita para a empresa podem atuar como catalisador de preço.

Vale a pena comprar XRP?

Para fins especulativos, ou para o trader que procura ganhos de curto e médio prazo, sim. A criptomoeda possui alta volatilidade e tende a performar bem em ciclos de alta no Bitcoin. Além disto, a XRP costuma reagir rapidamente quando são divulgadas notícias de parcerias e lançamento de novos serviços.

Em suma, embora não seja uma opção para investimento de longo prazo, é uma boa opção para trade. É possível ganhar dinheiro acompanhando o noticiário, ou até mesmo compondo uma cesta de criptomoedas para surfar bons momentos no mercado.

O que pode gerar alta na XRP?

Além de eventuais novas parcerias, o próprio crescimento da utilização da moeda XRP nos serviços oferecidos pela empresa Ripple podem ajudar na valorização. Deste modo, o crescimento do XRP pode ocorrer independente do crescimento do Bitcoin e demais criptomoedas.

De maneira similar, uma utilização maior do software ledger fornecido pela empresa Ripple atua como um atestado de qualidade. Nesse sentido é possível que novos investidores passem a comprar XRP.

Onde comprar Ripple?

No Brasil, a corretora (exchange) de líder de mercado em criptoativos é o Mercado Bitcoin. Além de possuir um sistema próprio robusto, com histórico quase ininterrupto de falhas, possui o maior volume de negociação.

Quer aprender como comprar criptoativos? No vídeo abaixo o pessoal da @usecripto explica o passo a passo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes