Crédito imobiliário tem várias opções de linha e indexador

A mais recente é a vinculada ao rendimento da poupança, oferecida pela Caixa, com juros de 3,35% até 3,99% ao ano

O interessado em crédito imobiliário encontra diversas linhas de financiamento, com variados indexadores de contrato, no mercado. Principalmente, nas ofertadas pela Caixa Econômica Federal.

Uma delas, a mais recente, é a vinculada ao rendimento da caderneta de poupança. A linha é oferecida em todas as agências da Caixa, com taxas de juro que variam entre 3,35% ao ano, para os correntistas do banco, e 3,99% ao ano, para os não clientes, mais a variação acumulada pelo rendimento da caderneta. O tomador tem até 35 anos (420 meses) para pagar o financiamento.

Crédito imobiliárioMercado oferece contratos vinculados à caderneta e também à TR

A remuneração da caderneta equivale a 70% da taxa básica. Com a Selic em 2,75% ao ano, a poupança rende 1,94% ao ano. A regra está em vigor desde 2012, quando foi definido que o ganho da poupança seria 70% da Selic quando a taxa básica for igual ou inferior a 8,50% ao ano.

O saldo devedor da mais recente modalidade de financiamento, lançada no início do mês, terá atualização mensal pela Taxa Referencial (TR), que está sem variação. Esse indexador está zerado desde que a Selic recuou abaixo de 8,50% ao ano.

Detentora de uma fatia de 68,8% do mercado de crédito imobiliário, a Caixa oferece ainda outros três tipos de empréstimo habitacional.

O mais tradicional, com saldo devedor do contrato corrigido pela TR, cobra taxas de juro que variam de 6,25% a 8% ao ano. Outra modalidade é a atrelada à inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que acumulou variação entre 2,95% e 5,20% em um período de 12 meses, dependendo do mês de corte, ao longo do ano passado. O empréstimo com juros fixos tem taxas de juros entre 8% e 9,75% ao ano.

Com exceção dos contratos da modalidade com juros fixos, os demais contratos de crédito imobiliário estão sujeitos à variação dos indexadores de atualização do saldo devedor. Alguns mais, outros menos.

O que mais gera dúvidas para os detentores de contratos atrelados ao IPCA, no momento, é o comportamento do IPCA. A variação acumulada por esse índice nos últimos 12 meses, até fevereiro, foi de 5,20%. Em espiral ascendente, a expectativa é de que essa variação fique acima de 6% em meados do ano.

As projeções para 2021 têm passado por seguidas revisões para cima. A última estimativa, publicada no boletim Focus desta segunda-feira, 5, aponta para um IPCA de 4,81%.

À medida que a inflação avança, sobe também a estimativa para a Selic no fechamento do ano Analistas e economistas ouvidos pelo Banco Central para o relatório Focus projetam uma taxa básica de 5% no fim de 2021.

À proporção que a Selic sobe, aumenta também, ainda que residualmente, o rendimento da poupança. E, com ele, a correção do saldo dos contratos de crédito imobiliário vinculados à caderneta.

 

 

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes