Dia 16 de junho é feriado nacional? Entenda a data de Corpus Christi

Celebração é realizada 60 dias após a Páscoa e não tem data fixa para acontecer

Dia 16 de junho é feriado nacional? Celebrado o dia de Corpus Christi, data que marca um dos sacramentos da Igreja Católica, a eucaristia. No Brasil, a celebração de Corpus Christi é comemorada em diversas cidades que organizam procissões ou a confecção de tapetes compostos por serragem, borra de café e grãos. No entanto, apesar da tradição, alguns brasileiros ainda se questionam se o dia 16 de junho é um feriado nacional.

>> Por que o feriado de Corpus Christi não tem data fixa?

Dia 16 de junho é feriado nacional?

No Brasil, o dia de Corpus Christi é considerado ponto facultativo, ou seja, o dia 16 de junho não é feriado nacional. Dessa forma, apesar de alterar o funcionamento das repartições públicas ou do comércio de algumas cidades, a data não é um feriado nacional. Além disso, a celebração de Corpus Christi varia anualmente.

A mudança acontece porque a data é comemorada 60 dias após a Páscoa e não possui um dia fixo. No ano passado, por exemplo, o ponto facultativo caiu no dia 3 de junho. Já em 2023, ele cairá no dia 8 do mesmo mês. Já no Nordeste do Brasil, algumas cidades costumam transferir o ponto facultativo para o dia 24 de junho, quando é celebrado o dia de São João.

O que significa Corpus Christi?

A data, instituída pela Igreja Católica no ano de 1264, representa a lembrança dos cristãos ao corpo e sangue de Jesus que estão materializados na eucaristia. Por isso, é comum encontrar representações do cálice de vinho e da Santa Hóstia durante as celebrações da data e nos tapetes confeccionados especialmente para o dia de Corpus Christi. Para os católicos, as comemorações costumam acontecer em missas que são seguidas de procissões.

Por ser uma celebração cristã, o dia de Corpus Christi também é lembrado em outros lugares do mundo além do Brasil. Dessa forma, alguns países instituíram a data como um feriado nacional, como Portugal e França, por exemplo. Já em outros como Espanha e Alemanha, o dia é um feriado regional.

Próximos feriados e pontos facultativos de 2022:

No Brasil, além do dia de Corpus Christi, outro ponto facultativo ainda marcará o calendário deste ano: o dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro. Além disso, o país ainda terá uma série de feriados nacionais até o final do ano. Veja a lista completa:

  • 16 de junho – Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 7 de setembro – Independência do Brasil;
  • 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida;
  • 28 de outubro – Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
  • 2 de novembro – Finados;
  • 15 de novembro – Proclamação da República;
  • 25 de dezembro – Natal.

Leia também:

Rodízio em SP no feriado de Corpus Christi 2022 é suspenso

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes