Dia 16 de junho é feriado nacional? Entenda a data de Corpus Christi

Celebração é realizada 60 dias após a Páscoa e não tem data fixa para acontecer

Dia 16 de junho é feriado nacional? Celebrado o dia de Corpus Christi, data que marca um dos sacramentos da Igreja Católica, a eucaristia. No Brasil, a celebração de Corpus Christi é comemorada em diversas cidades que organizam procissões ou a confecção de tapetes compostos por serragem, borra de café e grãos. No entanto, apesar da tradição, alguns brasileiros ainda se questionam se o dia 16 de junho é um feriado nacional.

Dia 16 de junho é feriado nacional?

No Brasil, o dia de Corpus Christi é considerado ponto facultativo, ou seja, o dia 16 de junho não é feriado nacional. Dessa forma, apesar de alterar o funcionamento das repartições públicas ou do comércio de algumas cidades, a data não é um feriado nacional. Além disso, a celebração de Corpus Christi varia anualmente.

A mudança acontece porque a data é comemorada 60 dias após a Páscoa e não possui um dia fixo. No ano passado, por exemplo, o ponto facultativo caiu no dia 3 de junho. Já em 2023, ele cairá no dia 8 do mesmo mês. Já no Nordeste do Brasil, algumas cidades costumam transferir o ponto facultativo para o dia 24 de junho, quando é celebrado o dia de São João.

O que significa Corpus Christi?

A data, instituída pela Igreja Católica no ano de 1264, representa a lembrança dos cristãos ao corpo e sangue de Jesus que estão materializados na eucaristia. Por isso, é comum encontrar representações do cálice de vinho e da Santa Hóstia durante as celebrações da data e nos tapetes confeccionados especialmente para o dia de Corpus Christi. Para os católicos, as comemorações costumam acontecer em missas que são seguidas de procissões.

Por ser uma celebração cristã, o dia de Corpus Christi também é lembrado em outros lugares do mundo além do Brasil. Dessa forma, alguns países instituíram a data como um feriado nacional, como Portugal e França, por exemplo. Já em outros como Espanha e Alemanha, o dia é um feriado regional.

Próximos feriados e pontos facultativos de 2022:

No Brasil, além do dia de Corpus Christi, outro ponto facultativo ainda marcará o calendário deste ano: o dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro. Além disso, o país ainda terá uma série de feriados nacionais até o final do ano. Veja a lista completa:

  • 16 de junho – Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 7 de setembro – Independência do Brasil;
  • 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida;
  • 28 de outubro – Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
  • 2 de novembro – Finados;
  • 15 de novembro – Proclamação da República;
  • 25 de dezembro – Natal.

Leia também:

Rodízio em SP no feriado de Corpus Christi 2022 é suspenso

Você pode gostar também