Por que o feriado de Corpus Christi não tem data fixa?

Corpus Christi é uma observância cristã que honra a Santa Eucaristia, e também é conhecida como a Festa do Santíssimo Corpo de Cristo.

Corpus Christi e o Natal são datas cristãs muito importantes, mas enquanto as famílias sempre se reúnem em 25 de dezembro, a outra celebração muda drasticamente a cada ano em nossos calendários. Mas por que o feriado de Corpus Christi não tem data fixa?

O que é Corpus Christi e quando é comemorado no Brasil?

O feriado de Corpus Christi sempre cai em um dia diferente a cada ano, mas descobrir a data é fácil: basta contar 60 dias depois do Domingo de Páscoa. O dia sempre cai em uma quinta-feira, isso porque a Última Ceia também aconteceu neste dia da semana. Outra data importante a ser lembrada é o Domingo da Trindade, sempre na semana anterior a Corpus Christi.

Portanto, embora não tenha um dia certo, o dia em que cai o feriado de Corpus Christi tem uma lógica, assim como acontece com a Páscoa, conforme determinou a Igreja Católica.

No Brasil, Corpus Christi é uma celebração católica para a Eucaristia: a presença simbólica do Corpo de Cristo na hóstia consagrada.

A Eucaristia é um sacramento onde o sangue e o corpo de Cristo são consagrados para serem compartilhados entre os fiéis que assistem à missa. Seu principal objetivo é lembrar o corpo e o sangue de Cristo por meio do Santíssimo Sacramento. Isto é, para os católicos, um símbolo de reconciliação.

Veja as datas de Corpus Christi nos próximos anos:

Quinta-feira, 8 de junho 2023
Quinta-feira, 30 de junho 2024
Quinta-feira 19 de junho 2025
Quinta-feira 4 de junho 2026
Quinta-feira 27 de junho 2027

História de Corpus Christi

O surgimento do Corpus Christi como festa cristã não aconteceu até a segunda metade do século XIII com os esforços de uma freira chamada Juliana de Liège.

Desde a infância, Juliana afirmava que Deus lhe dizia que deveria haver um dia de festa para a Eucaristia e, eventualmente, ela fez uma petição ao Bispo de Liège. Naquela época, os bispos podiam ordenar festas em suas dioceses locais. O bispo concordou com a festa e convocou um sínodo em 1246 e ordenou que uma celebração de Corpus Christi fosse realizada anualmente.

A celebração de Corpus Christi só começou a se espalhar depois que Juliana e o bispo morreram. Em 1264, o Papa Urbano IV emitiu a bula papal Transiturus na qual o Corpus Christi foi feito uma festa em todo o Rito Latino. Ele o fixou para a quinta-feira após a “oitava” de Pentecostes, quando apenas celebrações designadas ou festas especiais eram abençoadas. Esta festa é celebrada numa quinta-feira em memória da instituição da Eucaristia (a última ceia) que se celebra na Quinta-feira Santa, véspera da morte de Jesus na Cruz.

Corpus Christi é principalmente uma festa católica romana, mas também é reconhecida no calendário de algumas igrejas anglicanas, principalmente a Igreja da Inglaterra. Também é comemorado por alguns cristãos ortodoxos de rito ocidental. Em muitas partes da Europa medieval, Corpus Christi era uma época popular para a apresentação de peças de mistério.

Junto com a Quaresma, Advento, Páscoa, Pentecostes e Natal, os Bispos Católicos Romanos têm o dever de estar presentes em suas catedrais no Corpus Christi.

A festa de Corpus Christi dá origem, em muitos lugares, a uma procissão, durante a qual o padre leva a Eucaristia, exposta num receptáculo especial (denominado “ostensório”), no meio de ruas e praças outrora ricamente enfeitadas com cortinas e guirlandas. O Santíssimo Sacramento é abrigado sob um dossel.

SAIBA: Corpus Christi é feriado em SP ou ponto facultativo?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes