Dia do consumidor: conheça o significado da data

Entenda porque é comemorado o dia do consumidor nesta segunda, 15 de março. Lojas aproveitam a oportunidade para impulsionar as vendas, enquanto os consumidores aproveitam promoções.

Nem todo mundo sabe, mas o dia 15 de março é considerado mundialmente o Dia do consumidor. Apesar de o mês de novembro ser conhecido pela comemoração importada dos EUA, o famoso "Black Friday", é em março que os consumidores são lembrados. A data é importante para o varejo, e assim como as outras, tem um significado por de trás dela.

Por que hoje é o Dia do consumidor?

Dia do consumidor
(foto: pixabay/reprodução)

A data não é comemorada apenas no Brasil, mas sim no mundo. Isso porque o dia foi escolhido após um famoso discurso do ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, no dia 15 de março de 1962. No entanto, o dia oficial foi comemorada pela primeira apenas no ano de 1983.

Em seu pronunciamento, Kennedy exaltou os direitos dos consumidores, principalmente no quesito segurança na hora da compra e o acesso à informação. Isso fez com que o mundo começasse a discutir a relação entre as empresas de varejo, comércio e seus consumidores. Os EUA, um país essencialmente capitalista que exalta o consumo, chamou atenção para o assunto.

Após alguns anos, estudos e materiais sobre o tema, a data do discurso de John Kennedy se tornou um "marco" para o direito e defesa dos consumidores não só dos EUA, mas do mundo inteiro.

História da data no Brasil

Apesar de a data ser celebrada a partir dos anos 1980, foi nos anos 1990 que o tema ganhou relevância no Brasil. A discussão sobre os direitos ficou aflorado especialmente com o Código de Defesa do Consumidor,  que entrou na legislação brasileira, garantindo então, por Lei, orientações para os consumidores que se sentirem lesados por algum motivo. Foi a partir daí, que estados e municípios criaram instituições e órgãos dedicados para as reclamações dos consumidores. O Procon, por exemplo, é um deles. Atualmente é o mais conhecido no país.

Quando começa a semana do consumidor?

A existência da semana da Black Friday, anualmente celebrada no mês de novembro, é mais conhecida do que a semana do consumidor, que acontece agora em março. Mas, da mesma forma, lojas e varejistas divulgam promoções em comemoração ao dia. Por isso, os consumidores brasileiros podem aproveitar também preços mais em conta, enquanto o comércio aproveita para impulsionar as vendas.

Fonte: Procon*

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes