Embarque seguro: aeroportos brasileiros passam a realizar reconhecimento facial

Aeroporto Internacional de Florianópolis é o primeiro a realizar o teste do novo sistema de identificação biométrica no país

Realizar um embarque seguro apenas com uma selfie parece coisa de outro mundo. Mas a verdade é que a tecnologia está muito perto de se tornar realidade no Brasil. Em fase de testes, o embarque por reconhecimento facial promete ser o novo passaporte brasileiro.

 

O que é?

"Embarque Seguro" é um programa do Governo Federal que está sendo desenvolvido pelo Ministério da Infraestrutura e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O projeto, por sua vez, consiste em adotar uma tecnologia de identificação de passageiros através do reconhecimento biométrico.

Desse modo, a proposta tem como objetivo fazer com que os embarques nos aeroportos nacionais e as viagens aéreas sejam mais seguras. Além disso, a tecnologia dispensa a apresentação da documentação. Isso porque a captação de imagens é cruzada com a base de dados governamentais, identificando o indivíduo.

Todavia, o novo recurso ainda está em fase de testes, no entanto, a previsão é que a implementação ainda ocorro esse ano. Segundo o Governo Federal, a implementação do projeto deve ser feita nos principais aeroportos do país assim que aprovado.

Como funciona o Embarque Seguro?

Embarque seguro
Imagem: reprodução / strait times
A tecnologia de identificação biométrica e embarques eletrônicos já é uma prática adotada em diversos lugares do mundo. No entanto, não havia nenhum sistema do gênero no Brasil até a criação do Embarque Seguro.
Com isso, a iniciativa configura um sistema nacional unificado a partir do cruzamento de diferentes bases de dados governamentais. Desse modo, o programa possibilita a checagem e validação da identidade do passageiro com  apenas uma selfie. 
Assim, câmeras serão instaladas nos aeroportos para agilizar o processo de check-in e a conferência da identidade do passageiro. Basicamente, o passageiro deve vincular uma foto tirada na hora junto ao bilhete aéreo. Dessa forma, após a verificação de identidade, o sistema permitirá o acesso à sala de embarque.

 

 

Benefícios do Embarque Seguro

  • Comprovar a identidade de quem está embarcando;
  • Garantir mais segurança aos passageiros;
  • Reduzir o tempo de espera em filas;
  • Proporcionar uma segurança sanitária, evitando contatos;
  • Identificar procurados e/ou foragidos;

 

Primeiros testes

Embarque seguro
Imagem: reprodução / sapo tek

O Embarque Seguro teve seu primeiro teste realizado em um aeroporto na última quinta-feira, 08. O Aeroporto Internacional de Florianópolis foi o piloto no país a utilizar a tecnologia de reconhecimento facial.

Desse modo, foram 12 viajantes voluntários que participaram do teste, segundo a Floripa Airport. Assim, os passageiros viajaram de Florianópolis para Garulhos, em São Paulo.

Devido ao sucesso do teste inicial, as expectativas para a implementação do programa aumentaram. Com isso, o Governo Federal irá realizar novos testes nos próximos 30 dias.

No entanto, ainda não há datas definidas nem quais serão os próximos aeroportos a participarem da testagem. Todavia, você ser voluntários no projeto, basta se inscrever pelo aplicativo da Serpro.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes