Empresa atrai as PMEs com software de gestão amigável

Oferecendo a plataforma disponível em nuvem e parceria com contadores, empresa catarinense consegue facilitar a vida do pequeno empreendedor.

São Paulo - Software de gestão empresarial tem que ser solução e não motivo para mais dor de cabeça: pode parecer jargão, mas, de acordo com a ContaAzul, que oferece uma versão on-line e "amigável" dos famosos ERPs, é esse o pensamento de boa parte dos que empreendem no País. "A gente procura nem usar muito o termo ERP [do inglês enterprise resourcing planning], porque sabemos que às vezes ele assusta o cliente", confessa um dos seis sócios da empresa catarinense, Marcelo dos Santos, de 41 anos. O detalhe etário não é fortuito: Santos ostenta com orgulho a condição de funcionário mais "experiente" da empresa. "Temos um comportamento de startup", afirma ele.

O reflexo do ambiente no produto é claro: disponível no portal da ContaAzul, a plataforma de gestão da empresa dispensa custos de implementação; os módulos ofertados - como o emissor de nota fiscal, e ferramentas para fluxo de caixa ou gestão de estoque - são justamente as mais aderentes entre as PMEs; já a alocação de todo o sistema na nuvem permite preços acessíveis, nunca acima dos R$ 300. O grande segredo da empresa, entretanto, parece ser outro. "Fazemos parte de uma nova geração de softwares muito baseadas no design", explica Santos. Bem como redes sociais, a plataforma da ContaAzul funciona de forma intuitiva, considerando os hábitos de navegação de seus próprios clientes - o que reduz drasticamente os problemas de adaptação do cliente com a nova ferramenta. "É como Facebook: ninguém precisa fazer curso para usar", compara o executivo.

Segundo ele, a mentalidade acaba reduzindo custos dentro da própria ContaAzul: se as fornecedoras de ERP tradicionais precisam de, em média, um funcionário de suporte para o atendimento de cada 100 clientes, neste caso o indicador cai para um profissional para cada 1,5 mil.

Novos negócios

EmpresaComo publicado pelo DCI no início do mês, mais de 1,2 milhão de brasileiros passaram a trabalhar por conta apenas nos últimos 12 meses. A renda desse grupo, contudo, caiu 5,4% no mesmo período - queda também motivada por fatores como a recessão, mas que também evidencia uma lacuna a ser preenchida: "O empreendedor brasileiro não costuma se preparar para empreender. Ele sabe fazer, mas não sabe gerir", avalia Santos.

Como reflexo, o número de interessados na plataforma da ContaAzul também cresceu: a cada mês, quase 20 mil empresas experimentam o serviço atrás de suporte. Um levantamento da companhia realizado junto a pequenas e médias constatou que 53,1% dos pequenos demitiram em 2015 e que 59,7% recorreram a empréstimos para manter a saúde do fluxo de caixa.

Empreendedores recorreram à empresa

O clima de instabilidade jurídica que tira o sono dos novos empresários é outro fator que amplia a procura pelo serviço. Marcelo dos Santos conta que mais de 3 mil empreendedores recorreram à empresa quando as regras de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para e-commerces foi alterada, onerando o serviço. Posteriormente, empresas inscritas Simples Nacional se livrariam do aumento na alíquota. Mas os percalços fiscais não param por aí: para muitas companhias do estado de São Paulo, o novo desafio será atuar sem a ajuda dos emissores gratuitos de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), até então oferecidos pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ-SP), mas que serão descontinuados a partir de 2017. Na esteira do anúncio, a ContaAzul espera turbinar sua ferramenta de emissão de nota em um clique

Para tal, a empresa deve apostar na relação com contadores: atualmente há uma lista de quase 5 mil profissionais interessados na plataforma. "Os contadores que tem clientes ContaAzul podem utilizá-la de graça, já que são eles os verdadeiros confidentes da pequena empresa", conta Santos, mostrando que, apesar de toda a modernidade, coisas como a política da boa vizinhança continuam valendo a pena.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes