'Estrela de Natal' se formará em dezembro após 800 anos; entenda

O alinhamento de Júpiter e Saturno formará uma ponto de luz radiante no céu

Um fenômeno astronômico conhecido como “Estrela de Natal” ou “Estrela de Belém” acontecerá no dia 21 de dezembro após ficar 800 anos sem se formar. Júpiter e Saturno irão se alinhar, formando uma espécie de planeta duplo. Com o fenômeno, um ponto de luz radiante poderá ser visto logo após o pôr-do-sol. Entenda:

Coração de gelo: conheça os signos mais frios do Zodíaco

Segundo o astrônomo da Rice University, Patrick Hartigan, os dois planetas já estão se aproximando e no dia 21 ficarão separados por menos de um diâmetro de lua cheia. A Estrela de Natal ainda poderá ser vista até o dia 25, embora em condições menos favoráveis.

A formação da Estrela de Natal poderá ser vista de qualquer da Terra, desde que o clima permita, As condições mais favoráveis de visualização, porém, serão no equador. O fenômeno ficará visível durante uma hora após o pôr do sol.

Vai trocar presentes de Natal? Conheça os seus direitos antes

Estrela de Natal não acontece desde a Idade Média

A aproximação entre Júpiter e Saturno, formando Estrela de Natal, não acontece desde a Idade Média. "Ocorre uma vez a cada 20 anos ou mais, mas essa conjunção é excepcionalmente rara por causa da proximidade que os planetas parecerão estar um do outro. Você teria que voltar até pouco antes do amanhecer de 4 de março de 1226 para ver um alinhamento  mais próximo entre esses objetos visíveis no céu noturno”, afirmou.

A previsão é que a aproximação entre os dois planetas aconteça novamente daqui a 60 anos, no dia 15 de março de 2080. Depois, a Estrela de Natal só poderá ser vista em 2400.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes