Grêmio busca ser 3º brasileiro classificado às quartas desta Libertadores

Com bons resultados nos jogos de ida das oitavas, Brasil poderia quebrar um recorde nesta edição de Libertadores: ter cinco equipes classificadas às quartas de final; no entanto, as eliminações de Athletico Paranaense e Flamengo, frustraram os planos.

O Grêmio encara o Guaraní, do Paraguai, nesta quinta (3) em busca de ser o terceiro brasileiro classificado às quartas de final desta Libertadores. Logo depois de vencer os paraguaios por 2 a 0, fora de casa, a equipe do técnico Renato Portaluppi joga em sua arena, às 21h30, com um pé na classificação.

Assim como o Tricolor, o Internacional é outro representante brasileiro que ainda disputará a vaga às quartas de final. O Colorado perdeu o jogo de ida para o Boca Juniors, por 1 a 0, no Beira-Rio. No entanto, a volta ocorre apenas no dia 9 de dezembro, no La Bombonera - a partida foi adiado devido à morte de Diego Maradona.

+ Morte de Diego Maradona: veja as homenagens ao craque

Palmeiras e Santos já garantiram suas vagas às quartas de final da Copa Libertadores. Enquanto a equipe do Palestra Itália eliminou o Delfín por 8 a 1 no agregado, o Alvinegro Praiano despachou o Delfín - 2 a 2, mas o gol fora de casa classificou os santistas. No entanto, Flamengo e Athletico Paranaense ficaram pelo caminho. O time de Ceni perdeu nos pênaltis para o Racing, enquanto o Furacão perdeu de 2 a 1 para o River Plate na soma dos placares.

Palmeiras goleia delfín por 5 a 0, com 'show' de veron
Palmeiras goleia delfín por 5 a 0, com 'show' de veron (foto: marcello zambrana/agif)

Sonho de recorde de brasileiro nas quartas da Libertadores acabou

O Brasil poderia quebrar um recorde nesta edição da Copa Libertadores: ter cinco equipes nas quartas de final. Entretanto, com as eliminações de Flamengo e Athletico Paranaense, este sonhou chegou ao fim. Seria a primeira vez que o fato ocorreria. Em quatro oportunidades (2009, 2010, 2012 e 2019), houve quatro brasileiros, mas jamais o quinto.

Devido aos bons resultados nos jogos de ida, a possibilidade era bem possível - até a derrota do Internacional na noite de ontem (2), nenhum brasileiro havia perdido os confrontos de ida das quartas de final. O Palmeiras tinha a classificação praticamente encaminhada, assim como o Grêmio tem para o confronto desta quinta (3). Santos havia vencido o jogo de ida por um gol de diferença, mas decidiria em casa. Flamengo também decidiria em casa após empate com o Racing. E, Athletico e Inter tinham os adversário mais complicados - Boca e River - mas era possível sonhar na classificação de um, ou porque não, dos dois.

Santos perde para ldu por 1 a 0, mas passa com gol fora de casa
Santos perde para ldu por 1 a 0, mas passa com gol fora de casa (foto: nelson almeida - pool/getty images)

No entanto, os planos de terem, no mínimo, cinco brasileiros classificados, foram frustrados. A classificação dos paranaense contra o River Plate seria complicada, mas havia uma expectativa, pois os argentinos não jogariam no Monumental de Nuñez. O confronto aconteceu no Estádio Libertadores da América, casa do Independiente, mas mesmo assim os brasileiros não foram páreo e perderam o confronto por 1 a 0.

Flamengo acumula outra eliminação e dá adeus à Libertadores

Entretanto, a maior decepção foi a eliminação do Flamengo. Atual campeão do torneio, uma vitória simples classificaria o Rubro-negro. Porém, dentro de campo se viu uma equipe perdendo inúmeras chances de gol e tendo que lutar até o fim para conseguir o empate. Embora a equipe tenha conseguido igualar o placar, o time da Gávea perdeu nas cobranças de pênaltis e deu adeus à chance de título. assim como, o adeus à chance de brasileira de ter pela primeira vez, cinco clubes nas quartas da Libertadores.

Arão vai do céu ao inferno, embora tenha feito o gol do empate, perdeu o pênalti decisivo
Arão vai do céu ao inferno, embora tenha feito o gol do empate, perdeu o pênalti decisivo (foto: antônio lacerda/reuters)

Onde assistir o jogo de Grêmio x Guaraní

A partida entre Grêmio e Guaraní não terá transmissão da TV. Entretanto, o Facebook Watch exibe o jogo para o mundo inteiro.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes