Ibovespa recua em dia de depoimento de Pazuello e ata do Fed

Fala do ex-ministro da Saúde era a mais esperada pela CPI da covid, que busca informações sobre a má gestão do governo no controle da pandemia

Depois de um dia de noticiário fraco, ontem, o Ibovespa abre nesta quarta-feira, 19, com o mercado praticamente dominado pelo desenrolar da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. Depois de ouvir nomes importantes do governo, a comissão agora colhe depoimento do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o mais aguardado. O depoimento do ex-ministro pode levar volatilidade ao mercado, a depender do que senadores conseguirem extrair de informações ao longo do dia.

A operação Akuanduba, da Polícia Federal, nesta manhã, que investiga a exportação ilegal de madeira, e que afastou dez servidores federais, deve acrescentar instabilidade ao mercado.  Na mira estão o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Eduardo Bim, um dos servidores afastados. Na primeira hora do dia foram cumpridos mandados de busca em endereços ligados a Salles, no Distrito Federal e no Pará.

Quem pode salvar o dia do Ibovespa é a Medida Provisória (MP) de privatização da Eletrobras, que deve ser votada nesta terça-feira, na Câmara dos Deputados, após a entrega do relatório, ontem.  A votação seria um avanço na área política após idas e vindas em torno dos termos da desestatização e abre espaço para a reforma administrativa. No pregão de segunda-feira, a proximidade de um desfecho para a privatização levou as ações da estatal a subirem perto de 3%.

Às 10h10 (horário de Brasília) o Ibovespa recuava 0,91%, aos 121.859 pontos.

Ibovespa hoje, 19 de maio de 2021

No cenário externo o foco está quase inteiramente na divulgação da ata do Federal Reserve (Fed) . A expectativa é em torno do que decidirá o Fed após o índice de inflação nos Estados Unidos vir acima do esperado. Analistas do mercado local avaliam que dificilmente o Fed mudará seu entendimento sobre a inflação, para quem é momentânea e não oferece perigo, e no rastro desse entendimento sua decisão de manter os juros inalterados e próximos a zero até 2023. Qualquer movimento em sentido contrário, entendem analistas, soaria como um alerta ao mercado.

O receio com a inflação no Reino Unido também preocupa.  Dados do Escritório para Estatísticas Nacionais indicam que preços ao consumidor, que mede a inflação, subiram 1,5% em abril, após alta de 0,7% em março. Apesar de já ter vacinado mais da metade da população, o Reino Unido ainda convive com o temor de uma nova onda de contaminação, principalmente com a variante indiana.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes