Investir na Tesla: saiba o que considerar e como comprar

Ações foram destaque nos últimos dias graças a um ano com recorde de produção

Uma das formas de adquirir os papéis é através de BDRs. Outra é comprando diretamente em uma corretora fora do país.

Nos últimos dias, o valor da Tesla, montadora de carros elétricos, chegou a mais de US$ 800 bilhões pela primeira vez devido a uma alta de quase 8% em suas ações. Isso levou seu CEO, Elon Musk, ao posto de homem mais rico do mundo. Mas será que o mercado tem mesmo avaliado tão positivamente a montadora? O que considerar e, se for o caso, como investir na Tesla (TSLA34)? 

Primeiramente, vamos reforçar que a Tesla é uma empresa automotiva e de armazenamento de energia. Ela desenvolve carros elétricos de alto desempenho e foi fundada em 2003. Tem capital aberto e suas ações estão em negociação na NASDAQ.

Em 2020, o ano não foi fácil para o setor automotivo. No caso da Tesla, houve queda de 15% nas vendas do primeiro semestre em comparação com o mesmo período em 2019. Ainda assim, a montadora conseguiu produzir 509.737 unidades e quebrou um recorde importante: entregou 180.570 unidades apenas no último trimestre do ano. Desse modo, será que vale a pena investir na Tesla? Quem acreditou que sim viu as ações valorizarem 743% no último ano. Elas também foram incluídas em dezembro no S&P 500, índice com 500 ativos cotados nas bolsas americanas Nasdaq e NYSE.

 

O que o mercado diz para quem quer investir na Tesla

 

Quem pensa em investir nas ações da montadora deve entender o cenário e os porquês do mercado com relação à empresa. Um dos pontos positivos que costumam ser apontados é o negócio ter foco em energia renovável e a Tesla ser notadamente uma empresa inovadora no setor automotivo. Além disso, a empresa conseguiu bons resultados em suas metas de produção, lidando bem com os problemas relacionados que costumava ter constantemente nas fábricas.

Outro ponto para quem pensa em investir na Tesla é a presença constante de Elon Musk como representante da montadora. O fato do visionário estar sempre presente e conectado à marca traz certa segurança aos investidores, que estão vendo nitidamente quem está por trás da empresa. Neste caso, trata-se de alguém bastante inovador, que viabilizou projetos super tecnológicos. Dentre as empresas que criou ou dirigiu estão, por exemplo, SpaceX e Neuralink.

Mas apesar dos pontos considerados positivos pelo mercado, quem pensa em investir na Tesla também deve considerar que existem incógnitas relacionadas ao futuro da empresa. O projeto visionário vai depender de uma série de pontos que não têm garantia. Normalmente, o preço mais alto das ações só se justificaria olhando os papéis da Tesla dentro de um cenário de inovação, e não apenas como uma empresa automotiva.

Investir na tesla
Imagem: reprodução/ unsplash

Como comprar os papéis?

 

Neste cenário, se você se animou para investir na Tesla e mora no Brasil, saiba que uma das opções é comprar BDRs (TSLA34). Os Brazilian Depositary Receipts são certificados emitidos por aqui que representam ações de fora. Antes a compra só era permitida para investidores qualificados, com mais de R$ 1 milhão para aplicar. Uma nova regra, porém, passou a permitir a compra a qualquer investidor. Outra opção é abrir uma conta diretamente em uma corretora no exterior. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes