Lote residual da restituição do imposto de renda pode ser consultado nesta sexta-feira (23)

O valor será liberado no próximo dia 30, com o pagamento de R$ 560 milhões para mais de 273 mil contribuintes. A consulta pode ser feita no site da Receita Federal

Nesta sexta-feira (23), às 10 horas, a Receita Federal irá abrir a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda 2020. O depósito do dinheiro deve acontecer no dia 30 de outubro, segundo o órgão. O lote residual, portanto, será para 273.545 contribuintes, totalizando R$ 560 milhões.

 

Como saber se a declaração foi liberada?

Você pode saber se a sua declaração foi liberada acessando o site da Receita Federal. Lá, você pode verificar se há inconsistências na declaração e regularizar pelo portal do e-CAC, menu Meu Imposto de Renda.

Ademais, se a restituição liberada não tiver o valor creditado, o contribuinte pode ligar para a Central de Atendimento para agendar o crédito em conta corrente ou poupança:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (demais localidades);
  • 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Dessa forma, ao consultar o Imposto de Renda 2020, é possível saber se foi contemplado e qual o valor receberá, se a declaração está na fila da restituição aguardando a liberação dos próximos meses ou está "em processamento", na "fila de espera" do órgão. Nesse caso, pode ter inconsistência de informações que necessitam de revisão.

 

O que é a restituição do imposto de renda?

A restituição do imposto de renda trata da devolução da diferença do imposto pago a mais. O próprio proggrama da Receita Federal chega a contastação durante o preenchimento da declaração. Assim, os lotes residuais ficam disponíveis aos contribuintes que ainda não receberam suas restituições dentro dos prazos normais. Anualmente, todo mês é liberado um lote de restituição, entre junho e dezembro, que se refere ao ano do exercício da entrega da declaração de imposto de renda.

Para aqueles que não pediram para receber o crédito da restituição em conta corrente, devem entrar em contato com agências do Banco do Brasil para agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome.

 

Estou na Malha Fina?

Para saber se você está na malha fina, a revisão sistemática das declarações, você pode acessar o extrato do Imposto de Renda no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento), site da Receita Federal. Então, basta ter o código de acesso gerado na página da Receita ou o certificado digital emitido por autoridade habilitada. Assim, você deve verificar as insconsistências da declaração. Portanto, após resolver a situação, o contribuinte sai da malha fina.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes