'Lua Azul': saiba o que é o fenômeno que acontece no dia 31 de outubro

A chamada “Lua Azul” acontece a cada 2,5 anos e só voltará a aparecer em 2023; fenômeno marca a segunda lua cheia do mês – por isso esse nome.

Não, a lua não mudará de cor. Porém, a chamada Lua Azul traz esse nome por ser a segunda lua cheia em um único mês - quando o normal é termos apenas uma.  O Ciclo lunar se repete, em média, 29,5 dias e para que este fenômeno aconteça, são necessários dois fatores: o primeiro é que a lua cheia ocorra no primeiro ou segundo dia do mês e que este referido mês tenha 31 dias. Dessa forma, é provável que apareça uma segunda lua cheia (ao contrário do mês de fevereiro, por exemplo, que nunca verá uma lua azul por ter 28 ou 29 dias, em anos bissextos).

A Lua Azul acontece na noite de 31 de Outubro / 01 de Novembro, quando a América do Norte celebra o Halloween. No México, a data marca o "Dia de Los Muertos" - Dia dos Mortos. O fenômeno acontece a cada 2,5 anos e a última vez que vimos uma lua dessa foi em 31 de março de 2018 e a próxima, só em 2023.

Lua Azul inspirou livros, filmes e músicas ao longo do tempo

A Nasa explica que o termo "Lua Azul" surgiu na década de 1940 e, na época, o Maine Farmer's Almanac - uma revista anual que desde 1818 traz previsões sobre eventos ligados ao clima nos EUA  e no Canadá - oferecia uma definição que muitos astrônomos tinham dificuldades em entendê-la.

O fato inspirou livros, filmes e músicas, como a clássica, "Blue Moon", de 1934, feita por Richard Rogers e Lorenz Hart, e regravada por artistas como Elvis Presley, Frank Sinatra, Dean Martin, Billie Holliday e Billy Eckstine.

Por que azul?

Por mais que a Lua Azul não pareça ser azul, existem luas dessa cor.. Contudo, elas só podem parecer azuis após uma erupção vulcânica.

Em 1883, após o terremoto do vulcão Krakatoa, na Indonésia, as pessoas diziam que em quase todas as noites era possível ver luas azuis. Com a força da erupção, semelhante a uma bomba nuclear de 100 megatons, nuvens de cinzas subiram ao topo da atmosfera terrestre e suas partículas fizeram a lua parecer azul.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes