‘Lua Azul’: saiba o que é o fenômeno que acontece no dia 31 de outubro

A chamada “Lua Azul” acontece a cada 2,5 anos e só voltará a aparecer em 2023; fenômeno marca a segunda lua cheia do mês – por isso esse nome.

Não, a lua não mudará de cor. Porém, a chamada Lua Azul traz esse nome por ser a segunda lua cheia em um único mês – quando o normal é termos apenas uma.  O Ciclo lunar se repete, em média, 29,5 dias e para que este fenômeno aconteça, são necessários dois fatores: o primeiro é que a lua cheia ocorra no primeiro ou segundo dia do mês e que este referido mês tenha 31 dias. Dessa forma, é provável que apareça uma segunda lua cheia (ao contrário do mês de fevereiro, por exemplo, que nunca verá uma lua azul por ter 28 ou 29 dias, em anos bissextos).

A Lua Azul acontece na noite de 31 de Outubro / 01 de Novembro, quando a América do Norte celebra o Halloween. No México, a data marca o “Dia de Los Muertos” – Dia dos Mortos. O fenômeno acontece a cada 2,5 anos e a última vez que vimos uma lua dessa foi em 31 de março de 2018 e a próxima, só em 2023.

Lua Azul inspirou livros, filmes e músicas ao longo do tempo

A Nasa explica que o termo “Lua Azul” surgiu na década de 1940 e, na época, o Maine Farmer’s Almanac – uma revista anual que desde 1818 traz previsões sobre eventos ligados ao clima nos EUA  e no Canadá – oferecia uma definição que muitos astrônomos tinham dificuldades em entendê-la.

O fato inspirou livros, filmes e músicas, como a clássica, “Blue Moon”, de 1934, feita por Richard Rogers e Lorenz Hart, e regravada por artistas como Elvis Presley, Frank Sinatra, Dean Martin, Billie Holliday e Billy Eckstine.

Por que azul?

Por mais que a Lua Azul não pareça ser azul, existem luas dessa cor.. Contudo, elas só podem parecer azuis após uma erupção vulcânica.

Em 1883, após o terremoto do vulcão Krakatoa, na Indonésia, as pessoas diziam que em quase todas as noites era possível ver luas azuis. Com a força da erupção, semelhante a uma bomba nuclear de 100 megatons, nuvens de cinzas subiram ao topo da atmosfera terrestre e suas partículas fizeram a lua parecer azul.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.