UFRJ: Mais de um terço dos inscritos faltam ao vestibular

Cerca de 36% dos mais de 92 mil inscritos no vestibular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) faltaram à primeira prova aplicada nesta segunda-feira (15). De acordo com o reitor Aloisio Teixeira, o volume, que corresponde a 33 mil pessoas, é considerado #201crazoável#201d. A proporção de faltosos é bastante superior ao verificado na primeira etapa do vestibular da Universidade Federal Fluminense

RIO DE JANEIRO - Cerca de 36% dos mais de 92 mil inscritos no vestibular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) faltaram à primeira prova aplicada nesta segunda-feira (15). De acordo com o reitor Aloisio Teixeira, o volume, que corresponde a 33 mil pessoas, é considerado "razoável'.

A proporção de faltosos é bastante superior ao verificado na primeira etapa do vestibular da Universidade Federal Fluminense (UFF), realizada ontem (14), que teve abstenção de 8%.

'É um volume de inscrições muito alto, que se explica pelo fato de não cobrarmos inscrição. Tínhamos uma expectativa de faltosos maior do que de fato ocorreu. Esse número é bem razoável em uma prova como essa', disse o reitor da UFRJ.

Teixeira reafirmou que 60% das vagas da UFRJ serão destinadas a alunos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo um terço delas para estudantes de escolas públicas do estado. Ele também descartou a possibilidade de que os problemas com o Enem causem atraso no calendário da universidade para o próximo ano. O reitor admitiu que os erros não deveriam ter ocorrido, mas enfatizou que o Enem é um passo importante para a democratização do ensino superior no país.

"A pior coisa que acontece hoje no Brasil é o fato de que apenas 13% dos jovens conseguem entrar numa universidade. Esse índice condena o Brasil a não ter futuro. Se não desmontarmos aqueles mecanismos que têm permitido isso, e o vestibular é um deles, não vamos avançar na direção da melhoria e da democratização da educação superior", afirmou.

Para a estudante Maria Jaqueline Araújo, de 24 anos, que tenta uma vaga na Faculdade de Direito da UFRJ, as questões aplicadas hoje foram bem trabalhadas, o que permitiu desenvolver bem as respostas. Ela também gostou do tema da prova de redação, sobre a felicidade.

"As questões eram muito bem elaboradas. Achei o tema da redação bastante interessante, ainda mais nos dias de hoje, em que a felicidade é tão materialista. Fiquei satisfeita", contou.

Alessandro Falcão, de 19 anos, que faz vestibular para engenharia, também optou pelo caminho do materialismo para fazer a prova de redação. Ele disse estar confiante no resultado.

"Foi uma prova tranquila, principalmente a de matemática, que é minha específica. Na redação discuti como o capitalismo vende a felicidade por meio de produtos. Estou muito esperançoso de ter um resultado positivo", disse.

Neste domingo foram aplicadas provas de língua portuguesa, literatura brasileira e redação a todos os grupos, além de uma das específicas - biologia, matemática e língua estrangeira -, de acordo com as carreiras pretendidas. A segunda prova será realizada no próximo domingo (21) e o resultado final divulgado no dia 21 de dezembro.

O gabarito das provas aplicadas nesta segunda-feira (15) estará disponível a partir das 15h no site da instituição #2013 www.ufrj.br

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes