Dave Prowse: ator de Darth Vader morre aos 85 anos

Dave Prowse, o ator de Darth Vader na trilogia Star Wars, morre aos 85 anos. O anúncio foi feito pela agência de gerenciamento do ator neste domingo (29).

Dave Prowse, o ator de Darth Vader morre aos 85 anos. O anúncio foi feito pela agência de gerenciamento do ator neste domingo (29).

De acordo com seu agente, Thomas Bowington, Prowse morreu após uma curta doença. Em 2018 a mídia divulgou que Prowse estava fazendo um tratamento para câncer de próstata.

"É com grande pesar e tristeza de partir o coração para nós e milhões de fãs ao redor do mundo anunciar que nosso cliente DAVE PROWSE MBE faleceu aos 85 anos", disse a Bowington Management no Twitter.

"Que a força esteja com ele, sempre!" seu ex-agente, Thomas Bowington, disse em um comunicado à BBC.

"Embora famoso por interpretar muitos monstros - para mim e para todos os que conheceram Dave e trabalharam com ele, ele foi um herói em nossas vidas".

 

Ator de darth vader morre
Imagem: reprodução / star wars

Ator de Darth Vader morre aos 85 anos

Prowse usava terno e capacete pretos para interpretar Darth Vader, mas foi o ator James Earl Jones quem deu a voz ao personagem.

O sotaque inglês do West Country de Prowse foi visto como inadequado para o papel.

Mas foi seu papel como o "Homem do Código da Cruz Verde" em uma campanha britânica de segurança no trânsito que Prowse disse ter mais orgulho. Ele recebeu o prêmio MBE - Membro da Ordem Mais Excelente do Império Britânico - em 2000 por esse papel.

Prowse nasceu em uma família da classe trabalhadora e cresceu em uma propriedade municipal em Southmead, no sudoeste da Inglaterra. Ele ganhou uma bolsa de estudos para estudar na Bristol Grammar School.

Ele tinha paixão pelo fisiculturismo e foi Campeão Britânico de Levantamento de Peso várias vezes na década de 1960. 

Assim, seu físico amplo e figura elevada o ajudaram a conseguir papéis como monstros e vilões em programas de TV e filmes.

Ele interpretou o monstro em "O Horror de Frankenstein" em 1970 e um torturador barbudo em "Carry on Henry" em 1971. Nesse mesmo ano, ele apareceu como guarda-costas no filme distópico de Stanley Kubrick "Laranja Mecânica", em 1971.

Além disso, ele continuou a interpretar Darth Vader em todos os três filmes originais "Star Wars", em 1977, 1980 e 1983.

Saúde e condicionamento físico continuaram sendo um interesse para Prowse, que também trabalhou como personal trainer para atores que desempenhavam o papel de Superman, incluindo Christopher Reeve, e escreveu um livro chamado "Fitness is Fun".

Ele publicou uma autobiografia, "Straight from the Force's Mouth", em 2011.

Fonte CNN
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes