Destroços de foguete chinês vão atingir a terra no dia 10

Especialista acredita que os fragmentos caiam no Oceano Pacífico

Destroços do foguete chinês Long March 5B estão retornando à Terra em uma descida descontrolada e vão cair no dia 10 em um local “desconhecido”, informou o porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, Mike Howard.

O núcleo do foguete chinês tem 30 metros de altura e 21 toneladas. Os detalhes sobre a trajetória de reentrada na atmosfera são desconhecidos, porque o governo chinês ainda não deu informações.

Destroços do foguete chinês podem cair no Oceano?

A principal preocupação das autoridades é que os destroços do foguete chinês caiam em regiões habitadas. Normalmente, a maioria dos fragmentos espaciais costuma queimar na atmosfera, mas não foi o que aconteceu dessa vez.

De acordo com o especialista do Centro de Astrofísica da Universidade de Harvard, Jonathan McDowell, os riscos de alguém ser atingido são baixos. "Não acho que as pessoas devam tomar precauções. O risco de alguém bater ou se machucar é muito pequeno. Não é desprezível, pode acontecer, mas o risco de bater em você é incrivelmente pequeno”, comentou em entrevista à CNN.

O pesquisador também disse que é impossível definir o local onde os destroços do foguete chinês vão cair, por causa da alta velocidade da trajetória. No entanto, a maior aposta é que eles ainda sejam lançados no Oceano, já que as águas ocupam boa parte da superfície da Terra. ”Se você quer apostar onde algo vai pousar na Terra, aposte no Pacífico, porque o Pacífico é a maior parte da Terra. É simples assim”, afirmou McDowell.

Também há indicações, de acordo com estudos, de que os destroços passem por cidades ao norte do globo, como Nova York (EUA), Madri (Espanha) e Pequim (China), ou ao sul do Chile e de Wellington (Nova Zelândia).

Estação espacial da China

A China vai construir a sua estação espacial em 10 lançamentos. Na semana passada, o módulo Tianhe foi levado pelo foguete chinês Long March 5B e colocado na órbita localizada a 370 quilômetros acima da superfície da Terra. O espaço é onde ficará a central de controle da estação espacial e onde os astronautas vão morar. Veja notícias de tecnologia aqui.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes