Disney atualiza alerta de racismo em filmes clássicos

Um aviso de conteúdo com racismo em filmes clássicos da Disney, em vigor desde o ano passado, foi atualizado com uma mensagem reforçada.

Disney atualiza alerta de racismo em filmes clássicos, que está em vigor desde o ano passado. Contudo, agora a mensagem está reforçada.

Quando reproduzidos no serviço de streaming Disney +, filmes como Dumbo, Peter Pan e Jungle Book agora piscam com um aviso sobre estereótipos.

“Este programa inclui representações negativas e / ou maus-tratos de pessoas ou culturas”, diz o aviso.

"Esses estereótipos estavam errados na época e estão errados agora".

A mensagem acrescenta que, em vez de remover o conteúdo, "queremos reconhecer seu impacto prejudicial, aprender com ele e iniciar conversas para criarmos juntos um futuro mais inclusivo".

Outros filmes que trazem o alerta são The Aristocats, que mostra um gato de "cara amarela" tocando piano com pauzinhos, e Peter Pan, onde os nativos americanos recebem a referência de calúnia racista "peles vermelhas".

A Dama e o Vagabundo, que tem várias instâncias de racismo e estereótipos culturais, também traz um alerta.

 

Disney atualiza alerta de racismo
Imagem: reprodução / getty images

Disney atualiza alerta de racismo

A empresa adicionou pela primeira vez um alerta sobre racismo em novembro do ano passado - no entanto, foi muito mais curto.

Em seguida, o aviso dizia: "Este programa tem sua exibição feita na forma original. Ele pode conter representações culturais desatualizadas".

Alguns filmes, como A canção do sul, não estão disponíveis para transmissão na Disney + por causa do racismo.

A Warner Bros, da mesma forma, há muito tem um alerta sobre "preconceitos étnicos e raciais" em alguns de seus desenhos animados.

"Embora esses desenhos animados não representem a sociedade atual, eles estão sendo apresentados como foram originalmente criados. Porque fazer o contrário seria o mesmo que afirmar que esses preconceitos nunca existiram", diz o aviso da Warner Bros.

Fonte BBC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes