Índia abate aves em meio a temores de vírus da gripe aviária

A Índia começou a abater dezenas de milhares de aves domésticas depois que gansos selvagens, corvos e patos em todo o país testaram positivo para gripe aviária.

 A Índia abate aves em meio a temores de vírus da gripe aviária.

Assim, dezenas de milhares de aves domésticas estão sendo sacrificadas depois que gansos selvagens, corvos e patos em todo o país testaram positivo para gripe aviária.

As autoridades detectaram a cepa H5N8 pela primeira vez há uma semana, depois que bandos de pássaros foram encontrados mortos em vários estados.

O governo federal emitiu um "alerta máximo", bem como pediu aos estados  para que tomem "medidas urgentes" para conter a propagação.

Embora a maioria das cepas seja de baixo risco para os humanos, as pessoas receberam orientações para não tocar em pássaros mortos ou visivelmente doentes.

O alerta vem enquanto a Índia continua a lutar contra a pandemia do coronavírus. Enquanto o número de casos vem caindo, o país também está se preparando para lançar um programa de vacinação em massa para inocular centenas de milhões de pessoas nos próximos meses.

Portanto, os estados têm agido rapidamente em relação aos relatórios de gripe aviária. E, anunciaram o abate de aves e outras medidas.

 

Índia abate aves
Imagem: reprodução / pexels

Índia abate aves para evitar vírus

Os aviários também fecharam as portas em alguns distritos e a venda de ovos sofreu uma interrupção

O vírus, no entanto, afetou também outras espécies de pássaros.

De acordo com o patologista veterinário Vikram Singh, no estado de Himachal Pradesh cerca de 2.400 pássaros migratórios foram vistos mortos próximos ao lado de Pong Dam.

"Emitimos um alerta dentro de um raio de 10 km desta barragem. Ainda não encontramos nenhum sintoma de gripe nas aves, visto que não há granjas nesta área", acrescentou.

No estado de Kerala, no sul, as autoridades disseram que morreram 12.000 patos e anunciaram planos de abate de mais de 36.000 aves de acordo com as diretrizes do estado.

No estado central de Madhya Pradesh, as autoridades encontraram centenas de corvos mortos nos últimos 10 dias. Mais recentemente, garças e pombos também foram vistos na mesma situação.

Fonte BBC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes