Novo varejo aposta na integração off e on para atrair consumidor

Percepção é de que e-commerce não se desenvolverá se não estiver integrado aos pontos de venda físicos, que encantam o consumidor.

O novo varejo já percebeu que só o e-commerce não sobreviverá, ele precisa estar integrado aos pontos de venda físicos. Esta é a aposta da startup paranaense Neostore (myneostore.com), que começará a operar ainda neste primeiro semestre com dois clientes de peso: L'Oréal e O Boticário. "As vendas pela internet são só 3,3% do varejo restrito no Brasil. 97% do comércio ainda acontecem no mundo físico, é lá que acontece o encantamento do consumidor", diz a empresária Fabíola Paes, uma das sócias na startup, uma plataforma digital mobile que promete integrar as mais variadas experiências de compras e facilitar a vida do consumidor.

Relacionamento com o consumidor

"Não importa o canal de venda, o importante é o relacionamento do consumidor com a marca, que decidirá se busca o produto na loja física mais conveniente ou receberá a mercadoria em casa", diz Fabíola Paes, que também é coordenadora do Laboratório de Varejo e do MBA em Gestão do Varejo e Administração de Shopping Center da Universidade Positivo. Tudo com auxílio da geolocalização, que indicará pontos de venda com estoque disponível. A expectativa da Neostore é que 30% das vendas da filial brasileira da L'Oréal sejam feitas por meio do app ainda em 2017.

Geração digital

Compras onlineA plataforma quer ser para o consumidor de produtos o que os apps de transporte são para os usuários do serviço. A startup nasceu do encontro de três empreendedores da geração digital: Fabíola, diretora comercial; Carlos Balsalobre, desenvolvedor web; Daniel Koleski, designerresponsável pela jornada de experiência do cliente; e João Felipe, desenvolvedor mobile. A empresa nasceu quando Fabíola, professora de Carlos na Universidade Positivo, o convidou para uma maratona de programação da L'Oréal, onde a proposta foi vencedora e conseguiu seguir adiante.

Reciclar para conservar

A Tetra Pak iniciou a comercialização de pallets feitos a partir do plástico e alumínio reciclado de embalagens longa vida pós-consumo. A empresa quer agregar valor ao consumidor e aumentar ainda mais os níveis de reciclagem. Os novos pallets foram desenvolvidos em parceria com a Green Pallet, empresa responsável pela fabricação do material. "Uma das principais premissas da Tetra Pak tem sido o fomento à reciclagem das nossas embalagens, que fomenta a conservação ambiental", diz Valéria Michel, diretora de Meio Ambiente da Tetra Pak.

Governança das empresas, do fornecedor e do consumidor

A governança corporativa tende a ficar bem mais complicada a partir desse ano, em decorrência da Lava Jato, prevê o advogado escocês Barry Wolfe, da consultoria Wolfe Associates. Uma tendência é a multiplicidade das compliances. "O próximo passo é a especialização de foco, que deve gerar categorias como 'compliance humano', focado em evitar trabalho desumano ou escravo; 'compliance verde', de cuidados ambientais, e por aí em diante", diz. A governança deve englobar não só o processo interno das empresas, mas também o do fornecedor e do consumidor.

Liliana Lavoratti é editora de fechamento

li*****@dc*.br

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes