Por pandemia, candidatos pedem novo adiamento do Enem

As provas impressas estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro e as digitais para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Estudantes e professores pedem para que haja um novo adiamento da prova do Enem 2020, por conta da situação em que o país enfrenta com a pandemia da COVID-19. O Amazonas barrou a realização da prova no próximo domingo (17), pois o estado está em situação de calamidade por conta do surto de novos casos da doença. Além disso, em outros lugares, o Ministério Público também está pedindo novo adiamento da prova, mas a justiça não acatou os pedidos. O Inep alega que é seguro fazer os exames neste momento com protocolos de segurança.

O Enem 2020 conta com 5,78 milhões de candidatos, que vão realizar as provas físicas. O exame terá 14 mil locais de prova e 205 mil salas em todo o país.

Pedidos de novo adiamento

O Enem aconteceria em novembro de 2020, mas com a pandemia da COVID-19, ficou decidido que as provas seriam adiadas. As novas datas são:

Contudo, com a alta de casos, parte dos candidatos quer que haja um novo adiamento das provas. Por exemplo, em Minas Gerais, o Ministério Público Federal (MPF) pediu o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No Distrito Federal, o Ministério Público Federal pediu para o Inep avaliar a possibilidade de adiar a aplicação do Enem 2020 apontando a alta no número de casos de covid-19. No Rio de Janeiro, o governador em exercício, Cláudio Castro, e o secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, defenderam o adiamento da prova em uma transmissão ao vivo no Facebook. Mas a Justiça não acatou os pedidos e a data de provas segue mantida.

São Paulo nega pedidos

Em são Paulo, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) manteve nesta quinta (14) a decisão da Justiça Federal em SP que negou o adiamento do Enem.

No texto da decisão, o desembargador Antonio Carlos Cedenho diz que "a aplicação do exame não foi uma decisão isolada e política do Ministério da Educação. Houve a participação de setores diretamente interessados no Enem, inclusive estados e municípios, dando legitimidade e representatividade para a nova data de realização", referindo-se a remarcação da prova de novembro de 2020 para janeiro.

No documento do desembargador, afirma-se que "a suspensão do exame levará à desestabilização da educação básica e do ensino superior, em prejuízo das deliberações tomadas, do planejamento de realização da prova, dos programas de governo, de cunho assistencial e afirmativo (Sisu, Prouni, Fies e cotas sociais e raciais), e da vontade de parte significativa do corpo discente".

Pedidos de novo adiamento do enem
Local de prova do enem 2019 (foto: eptv)

Inep

Além disso, o Inep defende que as provas devem ser mantidas ainda este mês, na data estipulada.

Em entrevista ao UOL, o presidente do órgão, Alexandre Bastos, comparou o Enem às atividades permitidas nas cidades. “Se você for nas cidades, shoppings, bares e restaurantes estão abertos. As autoridades dizem que se você seguir o protocolo de segurança pode ir. Se há o entendimento que para certas atividades cumprindo protocolos você tem segurança, a gente entende que com os nossos protocolos é seguro fazer a prova do Enem”, afirmou.

Novo adiamento do Enem em Amazonas

No Amazonas houve um novo adiamento do Enem. As provas devem ficar suspensas enquanto durar o estado de calamidade pública decretado pelo poder executivo estadual. Manaus está sofrendo com a falta de oxigênio nos hospitais da cidade.

Até a última quarta-feira (13), mais de 219 mil pessoas foram infectadas pela Covid em todo estado, e mais de 5,8 mil morreram com a doença.

Manifestações online

Muita gente vem se manifestando para que as provas sejam adiadas novamente. Confira algumas reações que ocorrem no Twitter ontem e hoje.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes