Protestos contra racismo explodem no Brasil após assassinato no Carrefour

Os protestos no Carrefour repercutiram em várias cidades e capitais do Brasil, e aconteceram no Dia da Consciência Negra

Na noite de quinta-feira (19), João Alberto Silveira Freitas, negro, 40 anos, foi espancado e morto em um supermercado Carrefour de Porto Alegre. Após o assassinato, revolta e indignação tomaram o país, vários atos de protesto foram registrados nesta sexta-feira (20), no Dia da Consciência Negra.

Confira alguns vídeos e imagens que repercutiram o caso nas redes sociais, durante as manifestações em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e outras cidades. As hashtags #Carrefour, #justicaporbeto e #VidasPretasImportam, estavam nos assuntos mais comentados do Brasil.

Veja: o que se sabe sobre o assassinato de João Alberto em Carrefour no RS.

Porto Alegre

Manifestantes protestos carrefour em porto alegre
Foto: matheus beck/g1/reprodução da imagem

Em Porto Alegre, cerca de 2.500 mil pessoas se reuniram em frente ao Carrefour, onde aconteceu o crime. A princípio o protesto estava pacífico, muitas placas e cartazes foram levantados com frases que expressavam a revolta - "Parem de nos matar", "Vidas negras importam", "Justiça por João Beto", entre outros. Quase duas horas depois, um grupo de pessoas tentou invadir o supermercado fechado, alguns jovens chegaram a derrubar o portão de acesso ao estacionamento e quebraram janelas de vidro.

A Brigada Militar interveio com bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os indivíduos do portão, mas pessoa conseguiu invadir o local e ateou fogo em alguns materiais. O protesto contra a morte de João Alberto acabou e alguns resquícios do ato permaneceram, como a pichação "Polícia genocida" na parede do Carrefour.

Protestos em São Paulo

Em São Paulo, manifestantes da Marcha da Consciência Negra protestavam contra a assassinato de João, quando invadiram o Carrefour localizado na Avenida Paulista. Segundo relatos e vídeos nas redes sociais, houve depredação do estabelecimento e até mesmo uma parte do interior do supermercado foi ateada fogo. Ninguém se machucou e os organizadores encerram o ato. A polícia só chegou no local quando o protesto havia terminado.

Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, os manifestantes protestaram em frente a dois supermercados do Carrefour, um no centro da cidade e outro no interior de um shopping center. O protesto foi organizado pelo Núcleo Rosa Egípciaca Negros, Negras e Indígenas, e contou com a presença do rapper Djonga.

Protestos no Rio de Janeiro

O protesto contra a morte de João Alberto aconteceu na Barra da Tijuca, os manifestantes entraram no supermercado Carrefour e fecharam o estabelecimento, após pedirem ao gerente. Durante o ato, as pessoas gritavam frases como "Vidas negras importam", "Parem de nos matar" e "Assassinos".

Curitiba e outras cidades

Outros protestos foram realizados em Brasília (DF), Curitiba e Ponta Grossa no Paraná, Osasco (SP) e Santa Maria (SC). Veja alguns registros dos atos na internet:

Repercussão internacional

O caso de João Alberto foi associado por muitas pessoas ao assassinato do americano negro George Floyd. O rapaz foi morto em 25 de maio deste ano, por um policial branco que, após imobilizá-lo, pressionou seu pescoço com joelho durante nove minutos, asfixiando-o. Na ocasião, protestos antirracistas foram realizados em diversos países, em grandes proporções.

Quanto à morte de João, alguns sites de notícias do exterior - como o The Guardian, Reuters, BBC World e Euro News - publicaram matérias relatando o assassinato e os consequentes protestos que foram realizados.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes