Neste ano, o expediente bancário vai sofrer alterações durante o período de Ano Novo. Por isso, é importante que os clientes estejam atentos a essas mudanças para evitar contratempos financeiros.
Expediente bancário no Ano Novo
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o funcionamento das agências bancárias será normal no dia 30 de dezembro, segunda-feira, sendo o último dia útil do ano para atendimento ao público.
Já no dia 31 de dezembro, terça-feira, não haverá expediente bancário. As agências estarão fechadas, e as compensações bancárias, incluindo Transferências Eletrônicas Disponíveis (TED), não serão processadas. Apenas o sistema de pagamentos instantâneos, o Pix, continuará operando normalmente, disponível 24 horas por dia, inclusive em feriados.
Na quarta-feira, dia 1º de janeiro, é feriado nacional de Confraternização Universal. Não haverá expediente bancário, e as agências permanecerão fechadas. As compensações bancárias não serão realizadas, com exceção do Pix, que funcionará sem interrupções.
As agências retomam o atendimento normal ao público no dia 2 de janeiro de 2025, quinta-feira.
Pagamentos e compensações
Contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, poderão ser pagas no próximo dia útil (2 de janeiro) sem acréscimo de juros ou multas. No entanto, para tributos e impostos com vencimento nesses dias, recomenda-se antecipar o pagamento para evitar encargos adicionais.
Durante o período em que as agências estiverem fechadas, os clientes podem utilizar os canais digitais dos bancos, como internet banking e aplicativos móveis, para realizar operações financeiras. Além disso, o Pix estará disponível para transferências e pagamentos instantâneos, funcionando ininterruptamente, inclusive em feriados.
Para evitar transtornos, é aconselhável que os clientes se programem e realizem suas operações bancárias com antecedência, especialmente aquelas que dependem de compensação bancária. O uso de canais digitais e do Pix pode ser uma alternativa eficiente durante o período de recesso das agências.