Termina prazo para pedir auxílio-doença sem perícia; saiba o que fazer

O prazo para pedir antecipação do auxílio-doença e receber o benefício sem a realização de perícia médica acabou ontem (30).

O prazo para pedir antecipação do auxílio-doença e receber o benefício sem a realização de perícia médica acabou ontem (30). O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que não haverá mais uma prorrogação. Sendo assim, o segurado que solicitar o benefício por incapacidade a partir de hoje (1º) deverá passar por perícia médica.

A antecipação do valor era de um salário mínimo, R$ 1045, mediante apresentação de atestado médico. O documento deveria ser anexado a solicitação no site ou aplicativo Meu INSS. Além disso, o INSS começou a pagar a diferença para os beneficiários que tinham direito a receber mais que R$ 1045.

Então, estão valendo as regras anteriores à pandemia do novo coronavírus. Sendo assim, é preciso agendar e passar por perícia médica. E caso haja comprovação de necessidade, o segurado é liberado para receber o auxílio-doença.

Como marcar perícia médica para auxílio-doença?

A saber, o auxílio-doença é pago a segurados do INSS que estejam temporariamente incapazes de trabalhar, por acometimento de doença ou acidente.

Nesse sentido, para agendar a perícia médica é preciso acessar o site ou aplicativo Meu INSS. Ao efetuar o login, a orientação é escolher a opção “Agende sua Perícia”. Em seguida, escolher o item “Perícia Inicial” se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação” se já estiver em benefício. Então, é preciso clicar em “Atualizar”, conferir os dados e apertar em “Avançar”. Para finalizar, basta informar os dados solicitados.

Após a solicitação será possível acompanhar o andamento em “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”. Outro modo de agendar é ligando para Central do INSS, no número 135.

Ademais, no dia da perícia médica para concessão de auxílio-doença em agência do INSS é importante levar documentos como:

  • Documentos pessoais com foto (RG, CNH ou CTPS);
  • Documentos médicos (exames, laudos, receitas);
  • Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda), se houver;
  • Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante, se houver.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes