Ainda que muitas áreas prezem pela modernidade, na hora de falar em cuidados pessoais muitas dicas do passado não perdem a validade. A touca nero é um desses exemplos.
A técnica – que provavelmente você viu a sua avó fazendo, mas não tinha ideia do que era – é a mais nova febre entre as mulheres de cabelo liso.
Para que serve a touca nero?
Para começar, a touca nero funciona tanto para alisar os cabelos em casa quanto para prolongar o efeito liso de salão.
Além disso, a técnica diminui o frizz e o volume das mechas e da raiz. Tudo isso sem quebrar os fios ou agredir os cabelos.
Como qualquer outra dica caseira, o que define o resultado da touca nero é a continuidade no uso. Logo, quanto mais tempo você conseguir ficar com o cabelo preso, melhor o resultado.
Tipos de touca nero
Apesar de ser uma dica do tempo da vovó, certamente você vai se surpreender com a versatilidade da técnica, que ainda é muito versátil.
A touca nero pode ser feita de diversas formas. As mais conhecidas são a versão com grampos e a realizada com uma “touquinha” de meia-calça.

Touca nero com grampos
Primeiramente, a touca nero de grampos é muito simples, já que o único material que você precisa para fazê-la em casa é uma caixa de grampos.
Desse modo, para começar a alisar as madeixas, basta pentear o cabelo todo para um lado. Em seguida, prenda as pontas que sobraram na mesma altura que o resto do cabelo. Depois, repita o processo para o outro lado.
Embora seja muito fácil de fazer, atente-se ao tempo. Por exemplo: ao ficar 30 minutos com o cabelo preso do lado direito, repita os 30 minutos do lado esquerdo. Isso é importante pois evita que as suas mechas fiquem amassadas.
Como fazer uma touca nero com meia-calça?
A versão mais conhecida da touca nero é muito barata e prática de fazer. Para confeccioná-la, você vai precisar somente de uma meia-calça.
Em primeiro lugar, vista a peça na sua cabeça. A altura ideal da touca nero é no meio da sua testa. Portanto, coloque-a e a arrume no cabelo até ela ficar dessa forma. Em seguida, faça um nó no tecido que sobrou. Nesse ponto, você tem duas opções:
A primeira é deixar as pontas amarradas. Já a segunda, é dar um acabamento à touca, cortando-a.
Se a ideia é dormir com a peça, talvez cortar a ponta seja a melhor opção, pois dessa maneira o acessório ficará mais confortável na cabeça na hora de deitar.
Touca de cetim pode ser usada para controlar o frizz
Além da touca nero, também existe no mercado a touca de cetim. Apesar do nome parecido, elas tem funções diferentes.
Enquanto a touca nero serve para alisar o cabelo, a de cetim é muito utilizada por pessoas com cabelo crespo para reduzir o frizz dos fios durante a noite. Logo, se o objetivo é alisar o cabelo, vale investir nas dicas anteriores.
Mas se, por outro lado, você deseja reduzir o frizz e manter o efeito liso por mais tempo, é indicado comprar uma touca de cetim para dormir.

