Surto de Covid-19 em lar de idosos deixa 45 infectados em Itaúna

Moradores e funcionários do Crasi Lar de Idosos testaram positivo para a Covid-19 desde o dia 13 de janeiro. O surto foi notificado para o estado de Minas Gerais e a partir deste sábado (23/01) o município entrou na fase mais restritiva da pandemia.

Um surto de Covid-19 acometeu um lar de idosos na cidade de Itaúna, localizada na região central de Minas Gerais. Segundo a prefeitura local, cerca de 45 pessoas, moradores e funcionários do  Crasi Lar dos Idosos tiveram diagnóstico positivo para a doença. A casa de repouso abriga, no total, 50 idosos.

Em nota, o lar de idosos informou que os primeiros casos apareceram no dia 13 de janeiro, "após onze meses sem contaminação da Covid-19". Os moradores começaram a apresentar sintomas e os testes foram realizados. O primeiro óbito foi confirmado nesta quinta-feira (21/01), uma senhora de 73 anos. Segundo a publicação do Metrópoles, mais dois idosos morreram.

A Secretaria de Desenvolvimento Social enviou 600 máscaras, 20 litros de álcool gel, 10 litros de sabonete líquido, 20 litros de água sanitária e 24 litros de álcool, informou o jornal Estado de Minas Gerais. Com o surto alarmante, o município regrediu para a fase vermelha já neste sábado (23).

Imagem mostra nota de esclarecimento de lar de idosos sobre surto de covid-19
(foto: jornal estado de minas gerais/reprodução)

Crise de Covid-19 faz lar de idosos pedir ajuda nas redes

Em nota oficial, a casa de repouso afirmou que desde março de 2020 vem adotando medidas de prevenção e higienização contra a contaminação da Covid-19, e também promovendo a restrição de circulação de pessoas e de idosos. A Crasi também disse que "em todos os seus 35 anos de atividade, esta é a maior crise enfrentada".

Através da página do Facebook, a instituição pediu a ajuda e colaboração do público. "Caso possa ajudar com dinheiro necessitamos muito devido a contratação de mais pessoas para nossa equipe de cuidados." Entre os pedidos de insumos estão:

  • Máscara N95 ou equivalente
  • Máscara shield
  • Capote (jaleco descartável)
  • Luvas de procedimento M ou G
Imagem de divulgação mostra pedido de ajuda ar de idosos em interior de minas tem surto de covid
(foto: facebook/reprodução)

Vacinação em Itaúna

O município de Itaúna recebeu 1.900 doses da vacina CoronaVac para o grupo prioritário, que inclui os profissionais de saúde e os idosos institucionalizados. Entretanto, os idosos da casa Crasi não foram vacinados porque já haviam entre eles pessoas contaminadas quando as vacinas chegaram. Segundo informou a prefeitura, para um melhor aproveitamento das doses, elas foram redirecionadas a outro asilo da cidade.

Casos de Covid-19 em Minas

Confira abaixo a visão geral do número de casos atualizados do novo coronavírus no estado de Minas Gerais.

  • Total de casos: 677.809
  • Recuperados: 600.981
  • Mortes: 14.010

Fontes: Wikipédia, JHU CSSE COVID-19 Data

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes