Veja a programação do Dia de São Sebastião no Rio de Janeiro

As celebrações no dia do padroeiro da cidade costumam reunir milhares de fiéis nas missas, mas este ano a programação terá que ser restrita.

Hoje (20) é dia do padroeiro do Rio de Janeiro, São Sebastião. Contudo as celebrações terão que ser diferentes do usual, devido às restrições impostas pela COVID-19 no Brasil.

As celebrações costumam acontecer na Igreja do dos Capuchinhos, na Tijuca, que recebe centenas de fieis e fica lotada. Mas este ano, o local estará fechado e as missas serão transmitidas pela internet. A imagem do santo foi trazida para o pátio.

Missa drive in São Sebastião

Além disso, haverá uma “missa drive-in" na Catedral Metropolitana, com parte dos fiéis dentro dos seus veículos ou que forem a pé, às 17h, celebrada pelo Arcebispo Dom Orani. O local receberá até 1,5 mil pessoas que forem a pé para assistir presencialmente. Aqueles que forem de carro devem ficar no estacionamento e acompanhar a missa pela rádio. No veiculo só podem estar pessoas que residem juntas. A missa também será transmitida pela Web Tv Redentor.

São sebastião
Frei jorge noia explica a fiéis que a igreja dos capuchinhos está fechada neste dia de são sebastião (foto: reprodução/tv globo)

Teatro

Será feita também a transmissão do Auto de São Sebastião, encenado no Teatro Cesgranrio, pela Web Tv Redentor. A transmissão ao vivo começa às 20h.

Igrejas reabrem

Nesta quarta (20), as Igrejas vão poder abrir na capital carioca para celebrar o dia de São Sebastião. Contudo, devem reduzir a capacidade de fieis para evitar a disseminação da COVID-19 durante as celebrações.

São Sebastião – Padroeiro

O santo é considerado padroeiro da cidade, pois o fundador da cidade do Rio, Estácio de Sá, em 1565, decidiu homenagear o rei de Portugal Dom Sebastião, batizando-a de ”São Sebastião do Rio de Janeiro”. Existe uma lenda, que São Sebastião teria aparecido ao lado dos portugueses na batalha contra os franceses e, por isso, se tornou o padroeiro do município. Nessa batalha, os portugueses conseguiram expulsar os franceses do Rio.

São Sebastião é considerado protetor das vítimas da fome, das pestes e da guerra.

Aprenda a oração do padroeiro do Rio de Janeiro. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes