Vai viajar? Comprovante de vacinação será exigido no Rio de Janeiro

Onde será exigido o comprovante de vacinação será no Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro o comprovante de vacinação contra covid-19 para ingresso em alguns locais da cidade. A partir do dia 1 de setembro, museus, atrações turísticas e cinemas exigirão o chamado "passaporte da vacina". Quem não estiver imunizado não poderá entrar.

Onde será exigido o comprovante de vacinação será no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro será obrigatória a apresentação do certificado de vacinação contra covid-19 para ingresso em alguns locais da cidade. Entre os espaços que terão de exigir o documento estão academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento, clubes, estádios e vilas olímpicas.

Também será obrigatória a apresentação do certificado em cinemas, teatros, circos, salas de concerto, pistas de patinação e outras atividades de entretenimento.

O acesso a locais de visitação turística, como museus, galerias, aquários, parques de diversões, e drive-in, bem como a convenções e feiras comerciais, também ficará restrito a quem apresentar o documento.

A exigência começará a ser feita em 1º de setembro e seguirá o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, em relação às idades. Portanto, para aqueles cujo cronograma já previa a segunda dose, o certificado terá que comprovar as duas doses. Para aqueles cuja data de aplicação da segunda dose ainda não chegou, o documento só precisa comprovar a primeira dose.

A cobrança deverá ser feita pelo próprio estabelecimento, e a fiscalização do cumprimento da regra ficará a cargo da Vigilância Sanitária Municipal.

A prefeitura também passará a exigir o comprovante de vacinação para a inclusão e manutenção de pessoas no programa de transferência de renda Cartão Família Carioca. A exigência do certificado também será feita para quem quiser realizar cirurgias eletivas nos serviços públicos e privados de saúde e nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

Passaporte da vacina em SP vai barrar não vacinados

Como conseguir a comprovação?

Serão considerados válidos para o comprovante de vacinação contra a COVID-19, o certificado de vacinas digital, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde - Conecte SUS, que pode ser obtido pela internet.

Também vale os comprovante na caderneta ou cartão de vacinação em impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação pela Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Institutos de pesquisa clinica, ou outras instituições governamentais nacionais ou estrangeiras.

O decreto da Prefeitura do Rio de Janeiro estabelece que produção, utilização ou comercialização de documentação comprobatória falsificada de vacinação contra a COVID-19, bem como a adulteração do documento verdadeiro, seu uso ou comercialização, sujeitarão o infrator à responsabilização administrativa, sem prejuízo das sanções nas esferas civil e penal, na forma da lei

Relacionado - Passaporte brasileiro: aprenda como tirar o documento

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes