13° salário dos servidores de SP deve ser pago na sexta, dia 18

Por conta de um repasse bilionário da União, o porcentual de prefeituras que preveem atraso no pagamento do 13.º salário a seus servidores em 2020 será o menor em ao menos sete anos.

13° servidores sp - O pagamento do 13° aos servidores do estado de São Paulo, (SP) será adiantado para o dia 18 de dezembro. Inicialmente, o pagamento era previsto para o dia 20, mas como cai em um domingo, será antecipado.

O 13º é uma gratificação paga anualmente aos trabalhadores. Os valores podem ser divididos em duas parcelas. Neste caso, a primeira delas é paga até o dia 30 de novembro.

Menos atrasos esse ano

Além disso, por conta de um repasse bilionário da União, o porcentual de prefeituras que preveem atraso no pagamento do 13.º salário a seus servidores em 2020 será o menor em ao menos sete anos, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O repasse federal foi um auxílio por conta da pandemia da COVID-19.

De 2.119 municípios que pagam a gratificação natalina em parcela única, apenas 66 (ou 3,1%) declararam que terão dificuldade de manter esse sistema.

Segundo a pesquisa da CNM, 73,6% dos municípios afirmaram que vão conseguir fechar as contas em 2020. Apenas 6,4% estão pessimistas e acreditam que não vão. Outros 18,1% ainda dependem de receitas extras para saber se terão ou não um buraco nas finanças.

13° servidores sp
Foto: reprodução/wikipédia

Pagamento do 13º salário aos servidores de SP

O pagamento do abono salarial será integral para os servidores de SP públicos que não receberam a primeira parcela do 13º salário no mês de nascimento. A antecipação da metade do benefício teve suspensão com um decreto em abril, assinado pelo governador João Doria (PSDB), devido a crise sanitária ocasionada pela pandemia de covid-19.

Apenas os servidores de SP públicos com nascimento até abril receberam a primeira parte do 13º salário. Ou seja, 50% do valor integral do abono. Sendo assim, eles terão o pagamento da segunda parcela também no próximo dia 18. Isso de acordo com informações são da São Paulo Previdência (SPPrev), órgão responsável pela gestão de aposentadores e salários dos servidores públicos.

A Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo confirmou nesta terça-feira (08), ao jornal Agora São Paulo, o adiantamento do abono natalino. “O 13º salário dos servidores de SP ativos, aposentados civis, militares inativos e pensionistas civis e militares do Estado de São Paulo será pago no dia 18 de dezembro.”

De acordo com a Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento do Estado de São Paulo, o valor total do abono é de R$ 4,3 bilhões. Dessa forma, os recursos se destinam ao pagamento do 13º salário de servidores ativos, inativos e pensionistas de secretarias estaduais. Mas também, para a Polícia Militar e autarquias, com exceção das universidades.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes