São Paulo retorna à fase amarela; veja o que muda

O governo de São Paulo havia determinado que todos os 645 municípios do estado voltassem para a fase vermelha, entre os dias 25 e 27 de dezembro e entre os dias 1º e 3 de janeiro.

Nesta segunda (4), o estado de São Paulo retorna à fase amarela do plano de contenção da COVID-19, após ter passado os dias 1, 2 e 3 de janeiro na fase vermelha, a mais rígida do plano. A exceção é a região de Presidente Prudente, na qual os 45 municípios seguem na fase vermelha até a próxima reclassificação. Nesse momento, estabelecimentos como salões de beleza, bares e restaurantes podem abrir, mas com restrições.

Haverá uma reclassificação das fases em todo o estado na quinta-feira (7).

Fase amarela São Paulo

No mês passado, o governo de São Paulo determinou que todos os 645 municípios do estado voltassem para a Fase Vermelha, a mais restritiva, entre os dias 25 e 27 de dezembro e entre os dias 1º e 3 de janeiro. O motivo era tentar frear a contaminação por COVID-19.

Contudo, no dia 4, o estado retorna à fase amarela.

Fase amarela são paulo
Foto: agência brasil

O que abre na fase amarela em São Paulo?

Serviços não essenciais, como shoppings e salões de beleza podem voltar a funcionar. Contudo, os estabelecimentos vão ter que trabalhar com capacidade e horário de funcionamento reduzidos durante esse tempo.

Veja o que pode abrir:

  • shoppings;
  • lojas;
  • concessionárias;
  • escritórios;
  • bares, restaurantes e lanchonetes;
  • academias;
  • salões de beleza;
  • parques;
  • cinemas, teatros e outros estabelecimentos culturais.

O Plano São Paulo é dividido em cinco fases, que vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (Vermelho) a etapas identificadas como controle (Laranja), flexibilização (Amarelo), abertura parcial (Verde) e normal controlado (Azul).

COVID-19 São Paulo

Segundo o último relatório, divulgado nesse domingo (3) pelo Ministério da Saúde, 1.471.422 pessoas foram infectadas e 46.845 morreram na unidade federativa em decorrência da doença causada pelo novo coronavírus.

Os dados indicam um aumento de 68% nos casos e 57% nas mortes em relação ao mês de novembro.

Segundo os dados mais recentes do Programa de Aprimoramento de Informações sobre Mortalidade (Pro-AIM), da Prefeitura de São Paulo 1 em cada 5 mortes de paulistas foi causada pela COVID-19.

As informações do Pro-AIM se referem às mortes por causas naturais, e não incluem as mortes violentas ou em acidentes de trânsito.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes