Auxílio Desemprego 2022: quem tem direito ao benefício?

Trabalhador que se enquadra nos critérios pode realizar a solicitação de forma digital ou presencialmente

Criado com o objetivo de oferecer uma segurança financeira ao trabalhador que perde seu vínculo formal, o Auxílio Desemprego é pago no Brasil desde 1986. Liberado em até cinco parcelas, o benefício atende algumas categorias específicas de trabalhadores do país. Descubra quem tem direito ao Auxílio Desemprego 2022.

Auxílio Desemprego 2022: como saber se tenho direito?

Segundo a Caixa, o Auxílio Desemprego é pago aos trabalhadores formais que perderam o vínculo após serem dispensados sem justa causa. No entanto, é preciso atender a outros critérios para ter direito ao Auxílio Desemprego 2022. Entre os principais, é preciso a comprovação de que o trabalhador não possui renda própria no momento em que solicita o benefício.

Dessa forma, o Auxílio Desemprego não é pago para quem conseguiu outra oportunidade formal de trabalho ou recebe o Benefício da Prestação da Previdência Social. No último caso, a exceção é o recebimento de pensão por morte ou auxílio-acidente.

Além dos trabalhadores formais que foram dispensados, o Seguro Desemprego também é pago para quem teve o contrato de trabalho suspenso para realizar um curso de qualificação que tenha sido oferecido pelo empregador. O benefício ainda atende pescadores profissionais que paralisam suas atividades durante o período de defeso e trabalhadores que viviam em condições semelhantes à escravidão.

Com quanto de trabalho tempo tenho direito ao Auxílio Desemprego 2022?

Para receber o seguro, é preciso que o trabalhador comprove um tempo mínimo de vínculo formal, que varia de acordo com quantas solicitações ele já realizou do Auxílio Desemprego. Na primeira, ele deverá comprovar que realizou o trabalho formal por, pelo menos um ano durante os 18 meses que antecederam a dispensa. Já na segunda solicitação, o tempo diminui para nove meses. A partir do terceiro pedido, é necessário comprovar o vínculo por seis meses.

Para o empregado doméstico o tempo muda. Nesses casos, é necessário comprovar que exerceu a atividade por, no mínimo, 15 meses durante os dois anos antes da dispensa. Enquanto isso, os pescadores artesanais devem comprovar que realizaram a venda do pescado pelo tempo mínimo de 12 meses durante o período anterior ao início do defeso. Para eles, também é necessário possuir inscrição no INSS como segurado especial.

Quanto vou receber de Auxílio Desemprego?

De acordo com a Caixa, o cálculo do valor das parcelas para quem tem direito ao Auxílio Desemprego 2022 é realizado levando em consideração a média dos salários recebidos nos 3 meses anteriores à dispensa. Dessa forma, não existe valor fixo de pagamento para o trabalhador que possui vínculo formal e foi dispensado sem justa causa. No entanto, o valor mínimo a ser pago para os trabalhadores é R$ 1.212. Ao realizar a solicitação, o empregado demitido receberá as informações referentes ao valor e número de parcelas do seu pagamento. Já para quem é pescador artesanal, empregado doméstico ou foi resgatado do trabalho escravo, o valor do benefício é fixo: um salário mínimo.

Como posso solicitar o benefício?

Existem diversas formas de solicitar o Auxílio Desemprego 2022, seja presencialmente ou online. Confira:

Auxilio desemprego 2022 quem tem direito 1
Quem tem direito ao auxilio desemprego 2022 pode abrir a solicitação online foto: marcello casal jr/agência brasil

Solicitar Auxílio Desemprego pela internet:

É possível abrir a solicitação pelo Portal Gov.Br ou no aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Para ambos os casos, é preciso estar com o número do CPF e o Requerimento do Seguro-Desemprego, documento que é entregue pelo empregador no momento da dispensa.

Tanto no portal quanto no aplicativo, o trabalhador deverá selecionar a opção 'Solicitar seguro-desemprego' disponível no menu inicial. Em seguida, o empregado demitido será redirecionado para a página de serviços do Ministério do Trabalho. Lá, ele deverá seguir as instruções apresentadas na tela para realizar seu cadastro. Caso já possua, deverá clicar na opção 'Já tenho cadastro' e efetuar o login.

Na aba seguinte, será preciso clicar na opção 'Solicitar seguro-desemprego'. Em seguida, será preciso informar o número do requerimento entregue pelo empregador. Na tela, estarão disponíveis informações como número e valor de parcelas que serão recebidas. Por fim, ele deverá concordar com as regras e clicar em concluir.

Confira um vídeo tutorial sobre como realizar o processo:

Solicitar Auxílio Desemprego presencialmente:

Para quem prefere abrir a solicitação do Auxílio Desemprego 2022 pessoalmente, é necessário procurar algum dos seguintes órgãos:

  • Agência do Trabalho;
  • Sistema Nacional de Emprego;
  • Secretaria Especial da Previdência e Trabalho;
  • Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

Para ser atendido nesses locais, será preciso levar documentos oficiais com foto, como RG ou carteira de habilitação, carteira de trabalho e Requerimento do Seguro-Desemprego.

Quando o dinheiro será liberado?

Segundo a Caixa, a liberação da primeira parcela do benefício ocorre um mês depois da data que o empregado demitido realizou a solicitação do Auxílio Desemprego 2022. Para quem já recebeu alguma parcela, as outras partes do benefício são liberadas com 30 dias.

Para consultar as datas, é possível acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para iOS e Android e conferir o calendário de pagamentos. A consulta também pode ser realizada por telefone, ligando para o Serviço de Atendimento ao Cidadão, disponível pelo 0800 726 0207.

Leia também:

Quando o FGTS pode ser sacado? 5 formas de receber o saldo em 2022

Acompanhe as notícias do DCI no Google News

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes