Novo calendário PIS/Pasep 2021: como acompanhar datas de pagamento

Esse abono ano-base 2020 é um direito dos trabalhadores que cumprem os requisitos do PIS/Pasep

Muitos trabalhadores estão ansiosos para saber quando será divulgado o novo calendário PIS/Pasep 2021, visto que este ano não foi liberado o pagamento do abono salarial que é tão aguardado pelos brasileiros.

Tradicionalmente, esse recurso é disponibilizado a partir do mês de julho, no entanto, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) decidiu adiar o pagamento para 2022.

Isso foi necessário para que o orçamento deste ano ficasse dentro do teto de gastos, portanto, os cidadãos que possuem direito ao abono somente terão novos pagamentos no próximo ano.  Portanto continue conosco e veja a seguir tudo o que se sabe sobre o novo calendário. 

Quem tem direito ao PIS/Pasep 2021?

Os trabalhadores que estão registrados há pelo menos cinco anos no PIS/Pasep, têm direito de receber o abono em 2022.

Mas existem outros critérios que precisam ser cumpridos que se referem à exercer atividade remunerada para pessoa jurídica, durante pelo menos 30 dias, sendo consecutivos ou não, em 2020. Outro requisito é ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos no mesmo ano.

Além disso, para que o trabalhador tenha direito ao PIS/Pasep, é necessário que o empregador registre anualmente seus dados na  Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial. Então, se você cumpre esses requisitos pode confirmar se possui valores a receber através dos seguintes canais de atendimento:

PIS 

  • Aplicativo Caixa Trabalhador;
  • Site da caixa: www.caixa.gov.br/PIS;
  • Telefone de atendimento da Caixa Econômica Federal: 0800 726 0207

PASEP

  • Aplicativo do Banco do Brasil;
  • Telefones da central de atendimento: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 729 0001 (demais cidades);

Quando vai ser liberado o calendário PIS/Pasep 2021?

O novo calendário PIS/Pasep 2021 ainda não foi divulgado pela Caixa Econômica Federal, que é responsável pela gestão dos pagamentos do PIS aos trabalhadores que atuam em empresas privadas. No caso do PASEP, as datas também são divulgadas pelo Banco do Brasil que faz o pagamento aos servidores públicos. 

Até agora o que se sabe é que o lançamento do novo calendário com as datas de pagamento deve acontecer somente em janeiro. Esse prazo foi estabelecido porque as empresas têm até o mês de outubro para enviar os dados dos trabalhadores através da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Depois disso, o governo tem até quatro meses para verificar as informações e identificar quem possui o direito de receber o PIS/Pasep. Após esse procedimento, é feita a proposta do novo calendário PIS/Pasep 2021 que será submetido pela Secretaria de Trabalho ao Codefat.

Vale ressaltar que também haverão mudanças na forma de pagamento do abono: a partir de 2022 o PIS/Pasep passará a ser pago entre janeiro a dezembro de cada exercício. Atualmente o abono é liberado primeiro aos trabalhadores nascidos em julho e termina somente no mês de junho do ano seguinte.

Haverá pagamento em dobro do PIS/Pasep?

Anualmente, o abono garante até um salário mínimo aos trabalhadores  benefício,  considerando o valor do piso nacional que está vigente e a quantidade de meses que o cidadão trabalhou com registro em carteira.

Mas como o pagamento do PIS/Pasep deste ano foi adiado para 2022, a expectativa dos trabalhadores é de que o abono salarial para quem trabalhou em 2020 seja pago juntamente com o PIS/Pasep ano-base 2021. Sendo assim, os trabalhadores poderão receber o pagamento em dobro. Mas isso ainda não foi confirmado pelo governo federal ou o Codefat. 

Mas existe outra possibilidade do trabalhador receber o benefício dobrado no próximo ano. Isso vale para os cidadãos que não sacaram o PIS/Pasep ano-base 2019 e terão uma nova oportunidade de receber o abono em 2022. Segundo a Resolução 838, como o saque pode ser efetuado em até cinco anos, os valores do PIS/PASEP serão liberados no próximo calendário de pagamentos.

LEIA TAMBÉM | Abono salarial PIS/Pasep: saiba o que é e como receber

É possível antecipar o saque do PIS/Pasep?

Não existe essa modalidade de recebimento, visto que esse abono salarial possui um calendário fixo que ainda será definido, desta forma, não é possível solicitar o pagamento antecipado do PIS/PASEP, como acontece com o FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço), por exemplo.

Os beneficiários somente podem receber o seu abono de acordo com o seu mês de aniversário no caso daqueles que trabalham em empresas privadas ou por meio do número final do NIS para os servidores públicos. 

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes