Saiba onde tem o número do PIS em carteira de trabalho antiga

A consulta do PIS é importante, pois é através dele que o cidadão têm acesso à benefícios e direitos trabalhistas

Os trabalhadores devem saber onde tem o número do PIS em carteira de trabalho antiga, pois esse número é um dos requisitos para fazer a consulta de benefícios como o FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço) e abono salarial, por exemplo.

Se você ainda não sabe qual é o seu PIS, veja a seguir como descobrir qual é esse número.

O que é PIS?

Quando o trabalhador se registra em um emprego formal pela primeira vez, é gerado o PIS (Programa de Integração Social). Esse número possui 11 dígitos e sua inscrição é voltada ao empregado que atua no setor privado, portanto, ele é único para cada cidadão brasileiro.

Mesmo que o empregado mude de empresa, esse número permanece o mesmo e é utilizado para o governo identificar o colaborador e garantir o cumprimento dos seus direitos trabalhistas. Um desses direitos é receber o abono salarial que possui o mesmo nome e que paga anualmente até um salário mínimo aos trabalhadores.

Mas atenção: não confunda o PIS com o Pasep que, por sua vez, é  destinado ao cidadão que trabalha registrado no setor público. Por outro lado, o PIS e o NIS (Número de Identificação Social) são exatamente o mesmo número, mas  gerados em duas bases de dados diferentes.

+ quem tem direito ao pis 2023

Onde tem o número do PIS em carteira de trabalho antiga?

Atualmente, existem algumas formas de descobrir o PIS pela internet, mas isso nem sempre foi tão fácil. Então, aqueles que querem saber onde tem o número do PIS em carteira de trabalho antiga, é necessário conferir o documento com calma, pois no modelo antigo não há essa informação de forma tão explícita.

O primeiro passo é conferir a primeira página do documento. Veja se o PIS está registrado no topo da página que possui a foto do trabalhador. Caso não encontre, verifique no campo de "Anotações Gerais".

Nas versões do documento que são ainda mais antigas, para saber onde tem o número do PIS em carteira de trabalho antiga, o trabalhador deve conferir se o número do PIS está registrado em um cartão da Caixa Econômica Federal.

Onde tem o número do pis em carteira de trabalho antiga
Foto: samara arruda

 

Era costume dos órgãos que faziam a emissão da carteira de trabalho, anexar o cartão com a identificação e os dados do trabalhador. Antes da utilização de sistemas informatizados, esse documento também era utilizado quando havia a necessidade de comprovar a inscrição do cidadão no PIS.

LEIA TAMBÉM | PIS/Pasep 2022: como será feito o pagamento ano que vem

Como saber o número do PIS com o CPF?

Mas se você não tem esse cartão ou ainda não encontrou o número do PIS em carteira de trabalho antiga, mas precisa do número para conferir seus benefícios, saiba que também é possível fazer a consulta pelo CPF. São várias as formas de conferir esse número, dentre elas, está a consulta das seguintes opções:

Portal Meu INSS: acesse o portal Meu INSS e clique em “Entrar com gov.br”. Informe seu CPF e escolha a opção “Meu Cadastro”. Serão exibidos todos os seus dados, assim como o seu NIT/PIS.

App Caixa Trabalhador: baixe o aplicativo Caixa Trabalhador e clique em “Acessar”. Depois, informe seu CPF e clique em “Próximo”. Procure pela opção opção “Meu NIS” que é o seu número PIS.

Como fica o PIS com a CTPS Digital?

Desde setembro de 2019, está disponível a carteira de trabalho digital (CTPS Digital), criada para substituir o documento de papel. Então, para ter acesso às suas informações, sejam elas antigas ou atuais, basta instalar o aplicativo no celular.

Através dessa opção, também é possível conferir o seu PIS, acessando com seu CPF. Depois, basta clicar em “Contratos” e, escolher a opção “+” para ser exibido os detalhes do seu contrato, incluindo o número do PIS.

É importante ressaltar que, agora, com a CTPS Digital a identificação do trabalhador no ato da contratação tem sido feita através do CPF. Desta forma, o número do PIS deixa de ser utilizado nesta plataforma.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes