Não recebeu o PIS/PASEP? Entenda o que pode ter acontecido

Para ter direito aos valores, trabalhador deve estar nas regras, incluindo receber no máximo dois salários mínimos e ter carteira registrada a cinco anos

O último pagamento do PIS/PASEP do ano, referente ao ano-base de 2019, aconteceu no último dia 15 de dezembro para quem não possuía contas na Caixa Econômica Federal. Entretanto, alguns trabalhadores podem estar confusos e não saber a razão de não terem recebido os pagamentos do abono PIS/PASEP. Entenda:

 

Por que não recebi o PIS/PASEP?

Em suma, é voltado para aqueles que possuem carteira assinada nos últimos 12 meses e tiveram rendimento máximo de até dois salários mínimos. Dessa forma, os benefícios se direcionam para os servidores públicos e colaboradores de empresas privadas. Para ter direito ao abono salarial, é preciso cumprir todos os requisitos. São eles:

  • Trabalharam pelo menos 30 dias de carteira assinada durante o ano de validação do pagamento;
  • Ter carteira de trabalho registrada e estar inclusa dentro do abono salarial há ao menos 5 anos – prazo de carência básico para conseguir o benefício;
  • Ter recebido de empregador pessoa jurídica uma remuneração média de até dois salários mínimos no período trabalhado;
  • Além disso, ter os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

 

Pagamentos atrasados do PIS/PASEP recebidos em dezembro

Ademais, o segundo lote de pagamentos foi feito em dezembro, e incluiu todos os trabalhadores que não tiveram o PIS/Pasep pago e ficaram de fora do primeiro. Assim, as empresas tiveram até o dia 30 de setembro para regularizar as informações dos trabalhadores. Em suma, os registros são feitos entre o trabalhador e RH da empresa, que envia os relatórios. Portanto, o atraso é o que ocasiona os problemas para receber o abono salarial.

Os pagamentos aos empregados com direito ao abono salarial e não receberam foram feitos em dezembro. Dessa forma os trabalhadores com direito ao PIS que nasceram entre julho e dezembro receberam o benefício e os demais seguem a regra do calendário.

 

Como consultar saldo do PIS

Trabalhadores baixa renda de empresas privadas podem consultar o saldo de seu PIS no site da Caixa Econômica Federal. Veja:

  1. Acesse a aba “PIS” no site da Caixa;
  2. Clique em “Consultar Pagamento”;
  3. Faça o login, informando o e-mail, número do NIS ou do CPF;
  4. Digite a senha.

Feito isso pode-se consultar se têm direito ao benefício e qual o saldo disponível. Outra forma de consulta digital é através do aplicativo Caixa Trabalhador. Dessa maneira, ao efetuar o login, se deve buscar por Abono salarial e clicar em “Exercício Vigente”. Além disso, também se pode ligar para o telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.

 

Como consultar saldo do PASEP

Em seguida, a consulta do saldo do PASEP pela internet pode ser feita no site do Banco do Brasil. Veja:

  1. Acesse a aba “PASEP” no site do Banco do Brasil;
  2. Clique em “Consulte seu PASEP”;
  3. Para iniciar a consulta, digite o número de inscrição ou o CPF e data de nascimento.

Outro modo de consulta é através do aplicativo do banco. Bem como é possível ligar para a central de atendimento do banco: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 729 0001 (demais cidades).

 

Leia também:

Quem tem direito ao PIS/Pasep? Conheça as regras

Saque retroativo PIS/Pasep: quem tem direito aos R$ 1.760?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes