Como cancelar um Pix? Saiba se é possível

Ao usar o Pix, é possível transferir valores de forma rápida. Mas o que acontece se inserir o valor errado no momento da transação? Nessas situações, vale recorrer ao cancelamento da operação ou a devolução do dinheiro. Em relação a como cancelar um Pix, o usuário deve se atentar aos casos em que a opção pode ser usada. Além disso, para evitar problemas vale conferir os dados da operação antes de fazer a confirmação.

O que é o Pix?

O Pix é um meio de pagamentos criado pelo Banco Central. Por meio dele, é possível fazer pagamentos e transferências em qualquer dia e horário, ao passo que a pessoa indicada recebe o dinheiro em poucos segundos. De modo geral, o uso do Pix é gratuito para pessoas físicas, e pode ser usado a partir de conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. Não é preciso baixar nenhum aplicativo novo, já que as transações são realizadas pela própria plataforma do banco em que se tem conta.

Esse sistema de pagamentos instantâneos foi lançado em novembro do ano passado. Mas ainda conta com a inclusão de novas funcionalidades, como é o caso do Pix Saque e do Pix Troco, que vão permitir retirar valores em espécie e devem ser lançados no segundo semestre deste ano.

- PUBLICIDADE -

Como cancelar um Pix?

Após a confirmação da transação, não é possível cancelar o Pix. Isso porque a operação acontece em tempo real e a pessoa recebe o dinheiro enviado em poucos segundos. Mas, quem enviou o valor errado no Pix pode conseguir seu dinheiro de volta.

Para isso, a única maneira é pedir a devolução do valor para quem o recebeu. Desse modo, essa pessoa pode enviar parte ou todo o recurso que foi recebido. Assim como a transferência realizada anteriormente, essa operação não tem cobrança de taxas. A devolução do Pix é uma das funcionalidades desse sistema, e deve ser iniciada por quem recebeu a transferência.

Para evitar essas situações, vale conferir o valor e os dados do recebedor antes de fazer a confirmação do envio. Depois de incluir a chave Pix, aparecem na tela dados sobre o recebedor, como: nome da instituição, nome do recebedor, parte do CPF ou CNPJ. Então, basta conferir se essas são as informações da pessoa para que se deseja transferir o dinheiro.

Sendo assim, antes de confirmar a transação, há como cancelar um Pix. O usuário pode mudar o valor ou cancelar a operação por completo.

Além disso, há mais uma situação em que o Pix pode ser cancelado. Isso ocorre quando há algum erro na transferência, como a inclusão de dados incorretos sobre o recebedor.. Nesses casos o usuário será informado do motivo e poderá fazer uma nova operação para realizar o pagamento ou transferência.

Em situações de fraude identificada, o Banco Central informa que é o prestador do serviço de pagamento que deve fazer a análise do caso, e então fazer o ressarcimento do cliente caso seja comprovado.

Como conferir as transações?

- PUBLICIDADE -

É possível conferir as informações sobre as transações no mesmo aplicativo em que foram realizadas. Isso é válido para saber se será necessário cancelar o Pix ao pedir a devolução do dinheiro, ou para verificar se a transação foi realizada.

Logo após uma transferência com o Pix, é gerado um comprovante. Quem realizou o pagamento, consegue visualizar um comprovante com informações de número da ID/Transação, valor, data e hora, descrição da transação e dados da pessoa que recebeu o Pix.

Ademais, o usuário também consegue acessar o histórico das transações, para conferir quais Pix já foram enviados. Para isso, basta abrir o aplicativo e tirar o extrato da conta bancária em que usa o Pix.

Como ocorre a transferência do Pix?

Há diferentes maneiras de fazer pagamentos com o Pix. O usuário consegue acessar todas elas no aplicativo de seu banco, por meio da seção destinada ao sistema de pagamentos instantâneos. Além de como cancelar o Pix, vale entender como as operações ocorrem.

Um dos modos de transação é por meio da chave Pix, nesse caso basta informar a chave de quem vai receber o dinheiro. A qual pode ser o número de CPF ou CNPJ, e-mail, telefone celular ou uma chave aleatória. Sendo assim, basta perguntar a chave Pix da pessoa e inserir esse dado no serviço de pagamento com o Pix, dentro do aplicativo da instituição bancária. Depois disso, o usuário deve colocar o valor da transferência e incluir uma descrição, caso queira.

Pode-se pagar também através da leitura de QR Code com a câmera do celular. Esse código deve ser gerado por quem vai receber o pagamento. Há ainda a opção de usar a funcionalidade do Pix Copia e Cola, que insere os dados do QR Code sem a necessidade de fazer a leitura com a câmera.

 

Leia também:

- PUBLICIDADE -

Pix Saque e o Pix Troco: como participar da consulta pública

Aprenda a melhor forma de transferir o auxílio emergencial pelo Pix

como cancelar PixPix
Comentários (0)
Comentar