Como saber se a declaração do IR caiu na malha fina?

Contribuinte pode acompanhar no site da Receita Federal se houve algum problema na entrega

Um dia após o encerramento do prazo para acerto de contas com o Leão no IR2021,  a  preocupação de quem entregou  deve ser a de acompanhar o andamento da declaração: se ela foi processada sem problemas ou se apresentou alguma pendência e ficou retida em malha fina.

Quem teve problemas pode tomar a iniciativa de corrigir pela internet mesmo, sem esperar por uma notificação da Receita.

A primeira providência deve ser a de  obter no site da Receita (http://rfb.gov.br) o código de acesso,  informando  o número do recibo de entrega das duas últimas declarações, 2020 e 2021. Quem tem certificado digital não precisa de  código.

Depois, o contribuinte deve acessar o Portal e-CAC no site da Receita. Ali, para consultar o estágio da declaração é preciso acessar o extrato do IRPF.  Se apresentar problemas, a declaração estará retida em malha.

Se reconhecer que de fato houve mesmo erro, o contribuinte poderá corrigi-lo com a entrega de declaração retificadora pela internet utilizando o programa da declaração ou o serviço 'Retificação on-line'.

Caso a declaração retida esteja correta e o contribuinte tenha toda a documentação para provar as informações, a opção é solicitar antecipação da análise da documentação que comprova as informações com pendências.

Quem não entregou a declaração do imposto de renda

Já o  contribuinte que perdeu o prazo poderá enviar a declaração a qualquer tempo, a partir deste dia 1º de junho,  mas terá de pagar multa, que varia de R$ 165,74 a 20% do imposto devido apurado na declaração.

Depois de notificado, o contribuinte terá um prazo de 30 dias para pagar essa multa. Após esse período começam a correção, com  juros de mora, que acompanham a taxa Selic.

Outras providências

Sempre que enviar a declaração, o contribuinte deve imprimir o recibo. Somente com ele será possível obter o código para acompanhar o processamento da declaração pela consulta ao extrato simplificado (o serviço disponível no site da Receita indica se a declaração foi ou não processada e se tem divergências).

Convém fazer ainda uma cópia da declaração, inclusive dos recibos de entrega, em mídia digital e outra impressa. Outra dica é usar o recurso de documento em pdf, disponível na área de impressão e guardar a cópia da declaração e dos recibos em e-mail pessoal, para ter acesso a esses documentos em qualquer local e em qualquer tempo.

Todos os comprovantes usados no preenchimento da declaração deverão ser guardados até 31/12/2026, prazo de cinco anos após o ano de entrega do documento em que a Receita poderá solicitar a comprovação das informações. E também poderá ser usado caso a declaração tenha caído na malha fina.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes