Receita já tem calendário da restituição do Imposto de Renda 2023

Pagamentos vão de maio até setembro

O calendário da restituição do Imposto de Renda 2023 começa no dia 31 de maio. A mesma data marca o prazo final de envio das declarações do IR. Neste ano, a Receita Federal estima que mais de 38 milhões de contribuintes prestem contas ao Fisco.

Calendário da restituição do Imposto de Renda 2023

O primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2023 está agendado para o dia 31 de maio. A Receita Federal estima que nesta data seja liberado um montante no valor aproximado de R$ 300 milhões. Uma parcela deste valor, precisamente R$ 196.597.983,60, será paga aos contribuintes que formam o grupo prioritário.

1º lote de restituição - 31 de maio;
2º lote de restituição - 30 de junho;
3º lote de restituição - 31 de julho;
4º lote de restituição - 31 de agosto;
5º lote de restituição - 29 de setembro.

O pagamento inicial será feito a idosos com mais de 80 anos; idosos na faixa etária de 60 a 79 anos; pessoas com alguma deficiência física/mental ou moléstia grave; pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério; contribuintes não prioritários já foram contemplados.

Uma das novidades em relação à restituição do Imposto de Renda 2023 está associada à possibilidade de receber os valores via Pix. No entanto, é crucial que a chave registrada no sistema da Receita seja o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Outra alternativa para ganhar prioridade na devolução do tributo é optar pelo envio da declaração pré-preenchida.

Segundo a Receita Federal, quando há empate nos grupos prioritários, o contribuinte que entregou a declaração do Imposto de Renda primeiro vai receber antes dos demais.

SAIVA | qual a multa por não declarar imposto de renda 

Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda 2023?

A restituição do Imposto de Renda 2023 nada mais é do que a devolução do valor pago em excesso na declaração do tributo. Qualquer dúvida acerca do direito à devolução, saldo zerado ou necessidade de pagar o IR, deve ser esclarecida através do próprio programa de preenchimento e envio das declarações.

É importante ressaltar que o pagamento dos valores são distribuídos em lotes. No entanto, a data de recebimento está condicionado à categorização do contribuinte no grupo prioritário ou da data em que ele enviou a declaração. Desta forma, a restituição do Imposto de Renda 2023 é corrigida com base na taxa básica de juros, a Selic.

Como é feito o pagamento da restituição do Imposto de Renda?

A restituição do Imposto de Renda 2023 é paga de acordo com a lista de contribuintes prioritários. Em caso de empate, quem declarar o tributo antes, recebe primeiro. No contexto geral, os dois primeiros lotes recebem prioridade no pagamento.

A restituição do Imposto de Renda 2023 é depositada em conta-corrente, poupança ou de pagamento, desde que cada uma delas esteja na titularidade e CPF do contribuinte. Destacando a possibilidade de receber a devolução via Pix. Na hipótese de o depósito não acontecer como previsto, o saldo ficará disponível para resgate pelo prazo de um ano no Banco do Brasil (BB).

Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate a restituição depois de um ano, a pessoa deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, ele deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
Consulta da restituição do Imposto de Renda 2023

A consulta da restituição do Imposto de Renda 2023 é um processo 100% online, e pode ser feito pelo portal e-CAC seguindo estes passos:

  • Acesse o Portal e-CAC e vá em "Entrar com gov.br"
  • Na página seguinte, informe o CPF e vá em "Continuar"
  • Depois, digite a senha e vá em "Entrar"
  • Em "Serviços em destaque", vá em "Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)"
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes