Confira o calendário do pagamento da restituição do IR2021

Idosos com 60 anos ou mais serão os contemplados no primeiro lote da restituição, que começa já no mês de maio

Se na declaração você tiver direito a receber de volta parte do imposto que foi descontado de seus rendimentos, saiba que o crédito será feito em cinco lotes, de maio a setembro, sempre no último dia útil de cada mês. A consulta a cada lote de restituição do IR costuma ficar disponível uma semana antes do crédito.

O primeiro lote, a ser liberado em 31 de maio, deverá trazer em sua quase totalidade restituições dos idosos (60 anos ou mais) e dos declarantes com doença grave ou portadores de deficiência física ou mental, desde que tenham assinalado essa condição no quadro específico da ficha de Identificação do Contribuinte. Depois de atendidos esses contribuintes, a Receita segue a ordem de entrega para pagar a restituição.

Restituição
A liberação e o crédito das restituições estão com prazos agendados para maio até setembro e valor é creditado na conta indicada pelo contribuinte

As doenças graves consideradas são tuberculose ativa, esclerose múltipla, neoplasia maligna, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante), contaminação por radiação, síndrome de imunodeficiência adquirida (aids), ou qualquer outra, com base em conclusão da medicina especializada.

O valor é creditado na conta bancária indicada pelo contribuinte na declaração. Caso tenha problema para o depósito, a Receita deixará o valor disponível em agência do Banco do Brasil.

A restituição do IR é corrigida pela taxa Selic acumulada desde maio de 2021 até o mês anterior ao da devolução, mais 1% pelo mês de restituição. Isso costuma ficar acima do rendimento líquido de aplicações financeiras, como caderneta e fundos de renda fixa.

O projeto de lei que já foi aprovado no Congresso e só depende de sanção do presidente Bolsonaro para passar a valer mantém essas mesmas datas para liberação e crédito das restituições

A liberação do 1º lote deve acontecer em 31 de maio; a do segundo, em 30 de junho; a do terceiro, em 30 de julho, a do quarto em 31 de agosto e a do quinto, em 30 de setembro. Enquanto não há uma definição, vá juntando os documentos e esboçando a sua declaração do IR 2021.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes