Dados e documentos que o contribuinte precisa para a declaração do IR

Na reta final para a entrega do imposto de renda de 2021 é preciso checar cada documento necessário para o informe

Nos poucos dias que faltam para fazer e entregar a declaração do IR, lembrando que o prazo vence na próxima segunda-feira, 31, o contribuinte pode começar reunindo as informações e os documentos de que vai precisar para o preenchimento.

Entre os principais documentos estão os informes de ganhos que o contribuinte teve, como holerites ou informes da Previdência Social, nome e CNPJ da fonte pagadora; os informes de sua conta corrente e de suas aplicações financeiras, que são facilmente obtidos pelo internet banking. Separe também escrituras que contenham os dados de seu imóvel e também os documentos de veículos.

Recupere os recibos de pagamento feito a médicos, dentistas, psicólogos, escolas, planos de saúde, hospitais, a laboratórios e outros profissionais e serviços da saúde.

Se o contribuinte possui imóvel e recebeu aluguel, deve pedir à imobiliária o valor total recebido ou conferir com o inquilino o valor exato que ele irá lançar na declaração dele referente aos pagamentos feitos.

Feita e entregue a declaração, o contribuinte deve guardar os comprovantes por cinco anos. É o tempo legal em que a Receita  Federal pode pedir algum esclarecimento sobre sua declaração do Imposto de Renda.

Confira os documentos do IR que vai precisar   

1 – Informes de rendimentos do trabalho

2 – Informes do banco, conta corrente, aplicações, etc.

3 – Recibo de aluguel recebido do inquilino

4 – Recibos de saúde, pagamentos feitos a profissionais e empresas de saúde, e comprovantes de pagamento a planos de saúde.

5 – Recibos de educação, pagamentos a cursos regulares, de creche a doutorado

6 – Previdência privada, comprovante de contribuição e também de retiradas

7- Comprovante de pagamentos de financiamentos

8 – Papelada de compra ou venda de imóvel, contrato da operação, com dados de vendedor e comprador e valores envolvidos

9 - Autônomo: quem trabalha por conta precisa reunir os recibos de recolhimento mensal de IR, feito pelo Darf.

10 - Compra e venda de ações: contribuinte deve utilizar o controle feito por ele próprio ou pela corretora, se for o caso, com a apuração mensal de imposto.

11 – Comprovante de doações em espécie e de bens, com nome e CPF do beneficiário e valor em espécie ou do bem doado.

12 – Comprovante de doações sociais aos Fundos da Criança e do Adolescente e do Idoso, e de incentivos fiscais para cultura, audiovisuais, desporto, etc.

13 - CPF de dependentes

14 – Nome e CPF para quem é paga pensão alimentícia

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes