Declaração do IR 2021 pode ter prazo de entrega estendido

Projeto do deputado Rubens Bueno pedindo a prorrogação foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora está no Senado

A exemplo do que aconteceu no ano passado, o contribuinte poderá ter mais tempo para fazer e entregar a sua declaração do IR2021.

É que foi aprovado na Câmara dos Deputados e seguiu para o Senado o Projeto de Lei nº 639/21, que prevê mais prazo para a entrega da Declaração Anual do Imposto de Renda.

O vencimento original para o envio termina no dia 30 de abril, no entanto, pela proposta do deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR), o prazo seria estendido para o dia 31 de julho.

Se aprovada no Senado, a proposta segue para a sanção do presidente Bolsonaro.

Na opinião do deputado, essa prorrogação se faz necessária em decorrência das restrições de circulação e distanciamento social para contenção e controle de contágio da Covid-19. Segundo ele, muitas vezes os contribuintes precisam se deslocar em busca de documentos e notas fiscais para preencher devidamente a declaração.

Em 2020, o prazo foi estendido para 30 de junho pelas mesmas razões de restrições trazidas pela pandemia. Portanto, existe uma boa probabilidade de que o prazo venha a ser remanejado também agora para a declaração do IR2021.

A mudança de prazo de entrega não vai alterar, no entanto, o início de pagamento das restituições, que tem o dia 31 de maio para envio do primeiro lote. Mas pode mudar também adiar para 31 de julho a quitação da primeira cota para quem chegou em mais imposto a pagar na declaração.

Senadores defendem correção da tabela do IR    

Desde 2015, a tabela usada para cálculo de imposto de renda, tanto a mensal que serve para calcular o desconto de salário e outros rendimentos na fonte, como a anual, usada na declaração, está sem correção. A Receita Federal mantém a mesma tabela congelada por seis anos.

Essa falta de correção faz muito contribuinte que estaria isento ter desconto do IR sobre seus rendimentos. Mais ainda, leva os ganhos a caírem em alíquotas mais altas de imposto.

Uma das propostas para a atualização da tabela está no Projeto de Lei 46/2018 do senador Lasier Martins (Podemos-RS), que tem o apoio do relator, Paulo Paim (PT-RS).

Por um estudo realizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais (Sindifisco), a defasagem na tabela é de 113,09%. Isso significa que a atual isenção salarial para os que possuem um ganho mensal em torno de R$ 1.903 deveria passar para R$ 4.022. Na prática, os assalariados com ganhos mais baixos são os mais afetados por esse descompasso na tabela, ressaltou Paulo Paim.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes