Imposto de Renda 2021: aplicativo indica pagamento sobre investimentos

Na declaração do Imposto de Renda 2021, o contribuinte pode contar com soluções tecnológicas para facilitar o procedimento.

Na declaração do Imposto de Renda 2021, o contribuinte pode contar com soluções tecnológicas para facilitar o procedimento. Uma delas é o aplicativo DeclareFacil, no qual o cidadão pode verificar os impostos devidos sobre sobre aplicações financeiras. O qual faz parte da startup de mesmo nome que tem plataformas para emissão do carnê-leão e de declaração do tributo.

Como declarar o Imposto de Renda Retido na Fonte de aplicações financeiras?

Para declarar o Imposto de Renda Retido na Fonte 2021 (IRRF) de investimentos o cidadão pode usar o aplicativo DeclareFacil. Na plataforma, basta inserir o preço de compra de um ativo financeiro, os custos da aquisição e o preço da venda. Ao fim do processo, será possível verificar quanto deve de impostos.

Em seguida, o aplicativo disponibiliza a opção de que a pessoa emita o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), que é usado para pagar os tributos devidos à Receita Federal.

Contribuinte pode receber alerta para pagar Darf

Nesse sentido, contribuintes que tenham lucro acima de R$ 20 mil em investimentos com ações devem pagar o Darf mensalmente. Em negociações de day trade, em que há compra e venda dos papéis no mesmo dia, também há desconto do imposto de renda nos rendimentos.

No aplicativo, DeclareFacil é possível programar alertas para pagamento da Darf. Nota-se que, ao atrasar esse pagamento, há juros diários com referência da taxa Selic, além de multa limitada a 20%.

Imposto de Renda 2021 no DeclareFacil

A plataforma DeclareFacil teve início em 2014, com o lançamento de ferramenta que conectava contribuintes e contadores cadastrados.

Para realizar o Imposto de Renda 2021 nesse ambiente, é preciso primeiro responder a um questionário para verificar se a plataforma será útil para a situação do contribuinte. Então, os próximos passos são fazer um cadastro, efetuar o login e iniciar o preenchimento da declaração. Para finalizar, a orientação é escolher o modelo de tributação e transmitir o documento.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes