Auxílio-doença para empregada doméstica: conheça as regras

O auxílio-doença para empregada doméstica pode ser solicitado pela internet, através do site ou aplicativo Meu INSS.

O auxílio-doença para empregada doméstica é um direito garantido para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por isso é importante se atentar às regras para seu recebimento. A saber, o benefício por incapacidade temporária é concedido a segurados que estão temporariamente incapazes de trabalhar, por acometimento de doença ou acidente. É necessário passar por perícia médica.

As empregadas domésticas contribuem para o INSS através do eSocial, com a emissão da guia única de recolhimento, o Documento de Arrecadação do eSocial. Os recolhimentos somam as alíquotas do empregado e do empregador.

Ademais, as regras do auxílio-doença para empregadas domésticas estão no Decreto 10.410 de 2020, que a partir da reforma da Previdência definiu a aplicação de benefícios da Previdência Social.

Como funciona o afastamento?

Para períodos de afastamento menores do que 15 dias, o empregador deve pagar o auxílio-doença. Ao passo que, para períodos maiores que esse o INSS é responsável pelo pagamento.

Conforme diz o artigo 80 do decreto citado: “O segurado empregado, inclusive o doméstico, em gozo de auxílio por incapacidade temporária será considerado pela empresa e pelo empregador doméstico como licenciado”.

O valor deve ser de 90% do salário de benefício. Ele é devido a partir da data de início da incapacidade em casos de afastamento maior do que 15 dias. Bem como, a contar da data de entrada do requerimento quando isso ocorrer após o 30º dia de afastamento.

Ademais, a trabalhadora deve entregar atestado médico ao seu empregador, para poder receber o benefício.

Qual é o período de carência?

Então, o período de carência para ter direito a receber o benefício é de ao menos 12 contribuições mensais ao INSS. Porém em caso de doenças profissionais e acidentes não é necessário cumprir esse período.

Como solicitar auxílio-doença para empregada doméstica?

O auxílio-doença para empregada doméstica pode ser solicitado pela internet, através do site ou aplicativo Meu INSS. A segurada deve ser encaminhada pelo empregador para fazer o agendamento de perícia médica. Ao fazer login no Meu INSS, basta clicar em “Agende sua Perícia”. Depois em “Agendar Novo” e seguir as orientações para marcar o procedimento.

Na perícia médica é importante levar documentos como atestado médico, documento de identidade e requerimento de benefício por incapacidade preenchido pelo empregador. Por fim, pode-se acompanhar o andamento da solicitação pela mesma plataforma, em “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes