CNIS: veja como consultar e atualizar dados de cadastro do INSS

O documento serve como base para o INSS verificar se o cidadão tem ou não direito ao benefício solicitado.

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) se trata de um extrato que inclui informações sobre as contribuições ao INSS do segurado em questão. É importante apresentá-lo para ter acesso a aposentadoria e a outros benefícios pagos pelo órgão.

O documento serve como base para o INSS verificar se o cidadão tem ou não direito ao benefício solicitado. Por isso, é recomendado observar se as informações estão corretas, ao comparar com registros na carteira de trabalho, por exemplo. Afinal, não é o segurado que lança os dados no Cnis, mas sim o próprio INSS.

Dentre os dados, estão descritos o nome do empregador, o período trabalhado, o salário recebido e as contribuições feitas em Guia da Previdência Social (GPS), seja por conta própria ou como prestador de serviço.

Como consultar o Cnis?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

É possível tirar o extrato do Cnis pela internet, através do site ou aplicativo Meu INSS. Veja o passo a passo:

  1. Fazer login do site ou aplicativo Meu INSS;
  2. Clicar em “Do que você precisa?”;
  3. Procurar por “extrato de contribuição” e selecionar o serviço;
  4. Por fim, para tirar o extrato do Cnis basta clicar em “Baixar PDF”.

Como atualizar o cadastro?

No caso do segurado encontrar alguma informação errada no Cnis, a atualização não poderá ser feita de maneira imediata. A mesma pode ocorrer durante o período de análise para concessão do benefício, etapa em que se faz uma verificação dos dados.

Sendo assim, o cidadão pode reunir documentos que comprovem a informação errada no cadastro. O que pode incluir itens como a carteira de trabalho, contratos, holerites e extratos do FGTS. É importante garantir a atualização, pois dados errados na contribuição podem ter como consequência o valor da aposentadoria mais baixo do que o devido, por exemplo.

 

Leia também:

Informar Erro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes