Perícia em atraso: saiba como conseguir o auxílio-doença na justiça

Segundo os esclarecimentos da Secretaria de Previdência, há cerca de 583 mil agendamentos de perícia médica para os próximos dias

Com a demora para agendamentos da perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segurados que tentam receber o auxílio-doença enfrentam problemas com os prazos e a falta de análise dos requerimentos administrativos. Segundo os esclarecimentos da Secretaria de Previdência, há cerca de 583 mil agendamentos de perícia médica para os próximos dias. Segundo o INSS, existem 253 mil pedidos de auxílios-doença pendentes de análise, conforme a pasta. Dessa forma, segurados que enfrentarem o atraso nas perícias podem conseguir o auxílio-doença na justiça.

 

Prazos do auxílio-doença

A perícia médica é um procedimento necessário para a concessão do benefício. Enquanto o agendamento não é feito, o segurado fica sem a renda previdenciária. Segundo a Secretaria da Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, o tempo médio para a realização é de 35 dias. Entretanto, conforme relata o jornal Agora São Paulo, trabalhadores e advogados têm relatado intervalo muito maior para ter o atendimento. De acordo com o IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), a espera chega a seis meses.

Quanto ao prazo de concessão e o primeiro pagamento dos benefícios, a Previdência diz que a média é de 66 dias, enquanto o prazo previsto por lei é de 45 dias após a data da apresentação da documentação necessária. Por outro lado, o acordo estabelecido entre o INSS, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da União em dezembro de 2020 deve estabelecer novos prazos para a concessão, que entrarão em vigor seis meses após a homologação.

Dessa forma, haverá a ampliação do prazo para 90 dias em benefícios como aposentadorias (salvo por invalidez) e o BPC (benefício assistencial à pessoa com deficiência ou ao idoso). Entretanto, não houve mudança no prazo para o auxílio-doença, mantendo-se os 45 dias.

 

Como conseguir o auxílio-doença na justiça?

A via judicial pode ser acionada com o objetivo de fazer com que o INSS agilize a análise do benefício, ou que o Judiciário, com base na documentação, faça a perícia no segurado e verifique se ele pode conseguir o benefício.

Se não houver resolução pela via administrativa e o caso for de fato parar no Judiciário, a especialista explica que o juiz pode designar um perito judicial, para que adiante o procedimento. Para recorrer na justiça, portanto, é possível optar por:

  • Advogado: orientam que o segurado espere os 90 dias para, então, procurar a justiça, e deve entrar com um processo contra o INSS;
  • Juizado Especial Federal: pode ser feito gratuitamente pelo próprio segurado, por meio da atermação. O juizado aceita processos com atrasados de até 60 salários mínimos.

Contudo, se o caso para conseguir o auxílio-doença na justiça for para segunda instância no juizado, após um recurso, será preciso nomear um advogado.

 

Como marcar perícia médica?

Com o término das antecipações do benefício, os segurados do INSS devem marcar perícia-médica para poder receber o auxílio-doença em 2021. Nesse procedimento, não se verificará somente a existência do acidente ou da doença do trabalhador, mas também se essa situação o incapacita de continuar trabalhando por um período. Bem como, se a condição das pessoas pode piorar ao exercer suas atividades profissionais.

É possível agendar pelo telefone 135 e pela plataforma Meu INSS. Veja o passo a passo para marcar pela internet:

  1. Faça login no site ou aplicativo Meu INSS;
  2. Clique na opção “Do que você precisa?” e pesquise por “Agendar Perícia”;
  3. Escolha o item “Perícia Inicial” se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação” caso já esteja em benefício;
  4. Aperte em “Atualizar”;
  5. Confira os dados de contato e clique em “Avançar”;
  6. Para finalizar, insira os dados solicitados.

 

Como consultar aprovação?

É possível consultar a aprovação do auxílio-doença após passar por perícia médica no site ou aplicativo Meu INSS. A orientação é fazer login e clicar em “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.

A notificação de “Deferimento do pedido” significa que o benefício teve aprovação. Já a de “Indeferimento do pedido”, indica que o benefício foi negado. Nota-se que o INSS tem o prazo de 45 dias para analisar a concessão do benefício.

 

Antecipação

O prazo final para pedir a antecipação do auxílio-doença foi em 30 de novembro do ano passado. Sendo assim, segurados do INSS puderam receber o benefício sem a realização de perícia médica, e enviando via aplicativo do Meu INSS um atestado médico, com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e Classificação Internacional de Doenças (CID).

A antecipação foi de R$ 1.045, valor vigente do salário mínimo no período. Para quem tinha direito a mais de um salário mínimo de benefício, o INSS já iniciou o pagamento da diferença. O depósito ocorre em conta corrente do segurado que recebe nesta modalidade. E também diretamente no caixa do banco e por meio de saque com cartão magnético.

Segundo o órgão, foram 1,1 milhão de antecipações do auxílio-doença. Ao passo que, 600 mil cidadãos contaram com seus processos analisados de maneira automática, para verificar o direito à diferença.

 

Prazo para perícia médica do auxílio-doença

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) definiu prazo até 16 de janeiro de 2021 para segurados que precisam marcar perícia médica para receber o auxílio-doença. Assim, o período vale para quem fez o pedido a partir de fevereiro e não conseguiu passar por perícia. Bem como, para pessoas que pediram o adiantamento do benefício e tiveram a solicitação indeferida.

A regra está no edital número 5, publicado no dia 16 de dezembro. O mesmo dá o prazo de 30 dias para esse público marcar a perícia médica. Ao cumprir o período, o segurado tem direito a pegar os valores retroativos relacionados à data de início que realizou o pedido.

 

Leia também:

Segurado pode marcar perícia médica para auxílio-doença até 16/01

INSS envia carta para quem vai receber diferença do auxílio-doença

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes