Entenda como funciona a regra de transição de 50% da aposentadoria

A nova tabela do fator previdenciário passou a valer em 1º de dezembro. Essa mudança afeta o trabalhador que pretende se aposentar pela regra de transição com pedágio de 50%.

A nova tabela do fator previdenciário passou a valer em 1º de dezembro. Essa mudança afeta o trabalhador que pretende se aposentar pela regra de transição com pedágio de 50%, a qual entrou em vigor com a reforma da Previdência.

A tabela foi atualizada de acordo com a divulgação do IBGE sobre a expectativa de vida da população do país. Esse indicador serve como base para o fator previdenciário. Na prática, pode-se considerar um aumento médio de 56 dias na expectativa de vida.

Nesse sentido, o fator previdenciário é um índice usado para calcular alguns tipos de aposentadoria, como a por tempo de contribuição. De fato, ele reduz o valor do benefício. Então, quanto mais cedo a pessoa entrar com o pedido, menor será o valor de sua aposentadoria.

Como funciona a regra de transição de 50%?

A partir da reforma da Previdência, que passou a valer em novembro de 2019, se estabeleceram regras de transição para pessoas que já estavam próximas de se aposentar pelas regras antigas. Uma delas é a regra de transição de 50%.

Essa modalidade vale para quem está a dois anos de completar o tempo mínimo de contribuição. De modo que é possível se aposentar sem idade mínima, mas levando em consideração o fator previdenciário.

Sendo assim, é preciso cumprir um pedágio de 50% sobre o tempo que faltava quando a reforma da Previdência entrou em vigor. Por exemplo, o segurado que estava a um ano da aposentadoria, deve trabalhar mais seis meses.

Ademais, como o fator previdenciário se aplica apenas a essa regra de transição dentre as cinco existentes, o indicador deve entrar em desuso já que a regra é temporária. Essa nova tabela, divulgada no Diário Oficial da União, vale até o final do mês de novembro de 2021.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes