Pente-fino do INSS: o que fazer ao receber a notificação?

Quem receber notificação têm até 60 dias para apresentar documentos solicitados. Após esse período, o pagamento é suspenso e, com 30 dias de suspensão, o pagamento é bloqueado

Desde o mês de setembro do ano passado, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está revisando cerca de 1,7 milhão de segurados, por cartas físicas e virtuais. Isso inclui aposentadorias, pensões e auxílios, e reavalia a continuidade do benefício recebido. Portanto, a revisão exige que o segurado atualize os dados cadastrais e envie documentos em um processo que deve ser concluído em até 60 dias para mostrar os documentos solicitados após o recebimento da notificação do pente-fino do INSS.

 

Notificação do pente-fino do INSS

A notificação do pente-fino do INSS é uma medida com autorização pela lei 8.212/1991, em seu artigo 69, que reafirma que “o INSS manterá programa permanente de revisão da concessão e da manutenção dos benefícios por ele administrados, a fim de apurar irregularidades ou erros materiais.”

Tal item passou por atualização na lei 13.846/2019, que instituiu o Programa Especial, para Análise de Benefícios com Indícios de Irregularidade que verifica irregularidades na concessão de benefícios do INSS. Além disso, o Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade (Programa de Revisão), que tem o objetivo de revisar benefícios por incapacidade mantidos sem perícia por mais de seis meses, e benefícios de natureza previdenciária, assistencial, trabalhista ou tributária. Portanto, essa lei indica que: “O Programa Especial durará até 31 de dezembro de 2020 e poderá ser prorrogado até 31 de dezembro de 2022 por ato fundamentado do Presidente do INSS”. Dessa forma, o INSS pode revisar benefícios concedidos nos últimos dez anos, e para períodos maiores que esse é necessário haver indício de fraude para fazer a revisão.

 

O que fazer se for notificado do pente-fino do INSS?

Quem receber notificação do pente-fino do INSS, têm até 60 dias para apresentar documentos solicitados. Após esse período, o pagamento é suspenso. E, passados 30 dias de suspensão, o pagamento tem bloqueio.

Em suma, entre os documentos pedidos, estão: CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor e carteira de Trabalho (CTPS). É possível enviá-los pela internet, através do site ou aplicativo Meu INSS. Para isso, é preciso fazer login e escolher a opção “Atualização de Dados de Benefício”, para anexar os documentos digitalizados.

Assim, o beneficiário não precisa recorrer ao receber a notificação. O procedimento é apenas um "cumprimento de exigência", e o INSS apenas está fazendo a atualização cadastral, e não a análise de direito. Dessa maneira, a recomendação é que os segurados façam constantes atualizações de dados para evitar transtornos, sempre atualizando os cadastros e endereços. Caso a carta de notificação não for entregue e volte, será necessária uma intimação por edital público.

 

Como fazer o cumprimento de exigência?

É possível encaminhar os documentos necessários para o cumprimento de exigência pela internet, através do site ou aplicativo Meu INSS. Para isso é preciso escolher a opção “Atualização de Dados de Benefício” e anexar as digitalizadas dos documentos solicitados.

Além disso, se quiser atualizar seus dados de cadastro, como e-mail, telefone e endereço, basta clicar em “Atualizar Dados de Contato”. O processo pode ser feito mesmo que o segurado não tenha recebido a carta de exigência do INSS. Isso previne que não veja uma eventual notificação, por estar com dados antigos.

Assim, aqueles que não conseguirem enviar os documentos pela internet devem fazer o agendamento pelo número de telefone 135, escolher a opção "Entrega de documentos por convocação". Assim, a entrega deverá ser feita por exigência expressa, em urnas localizadas nas entradas dos postos da previdência, ou entrega em uma das agências abertas.

 

Quais documentos podem ser exigidos?

  • Documentos pessoais;
  • Comprovantes de endereço e residência;
  • E-mail;
  • Números de telefone;
  • E enfim, documentação complementar relacionada ao caso específico de cada benefício.

Segundo o jornal Agora São Paulo, o segurado que não possui algum dos documentos solicitados pode enviar uma carta para incluir na apresentação, conforme o exemplo:

“Ao responsável pela Agência da Previdência Social

Eu, ________________________, CPF nº ___________________, NIS/PIS nº ___________________, conforme carta de exigência de _/_/___, deixo de apresentar a documentação exigida, uma vez que não a tenho. Desta forma, solicito que o processo seja analisado no estado em que se encontra.

Atenciosamente,

São Paulo, __ de __ de 2021

________

(nome e assinatura do segurado)”

 

Quais benefícios estão sujeitos a uma revisão?

A prioridade, então, é reavaliar processos com indícios de fraudes e irregularidades, além dos benefícios por incapacidade que não passam por perícia há mais de seis meses e não possuem data programada para o encerramento ou indicação de reabilitação. Portanto, podem ser:

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Benefício assistencial (BPC/LOAS);
  • Aposentados e pensionistas considerados inválidos com mais de 60 anos de idade;
  • Pessoas com mais de 55 anos de idade, que já recebam por mais de 15 anos o benefício por incapacidade (auxílio doença ou invalidez);
  • Aposentados por tempo de contribuição e idade;
  • Por fim, pessoas que recebam benefício previdenciário, por serem portadoras de HIV/AIDS.

 

Leia também:

Benefício do INSS não depositado? Saiba o que fazer

Atrasados do INSS: saiba como funciona para quem espera por benefício

Fonte Agora São Paulo
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes