Prova de vida do INSS em 2021: veja como não perder o benefício

O prazo atual da prorrogação termina no final de janeiro, mas órgão avalia adiar mais uma vez em razão dos altos índices de ocupação da rede hospitalar

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) avalia adiar outra vez a exigência da realização da prova de vida para manutenção de benefícios. A última decisão previa que a exigência voltaria em janeiro de 2021, mas com os altos índices de ocupação da rede hospitalar por pacientes infectados pelo coronavírus, a decisão deve ser revista.

Até o fim de janeiro, está garantido que o INSS não vai bloquear benefícios de segurados que deixaram de renovar suas senhas desde março de 2020.

Nova prorrogação

Em março do ano passado, no início da pandemia, o INSS está prorrogando a retomada da obrigatoriedade. Atualmente, de acordo com o jornal Agora São Paulo, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, tem discutido a possibilidade de um novo adiamento com superintendentes regionais. “A chance de precisar adiar é de 90%”, disse um funcionário que acompanha as discussões.

Segundo a avaliação das chefias do órgão, a retomada levaria milhares de segurados a compareces espontaneamente às agências da Previdência, causando transtornos no atendimento. Assim, questionado pelo Agora São Paulo sobre a possibilidade de adiamento, o INSS informou que o tema está em análise pelas suas áreas técnicas. “O assunto está sendo analisado pelas áreas técnicas desta autarquia e detalhes sobre a prova de vida serão divulgados oportunamente”, informou o instituto nesta quinta-feira (7).

 

O que é a prova de vida do INSS?

Em suma, a prova de vida do INSS é uma rotina cumprida anualmente pelos aposentados, pensionistas e pela rede bancária, podendo causar bloqueio de benefícios. Deve ser feita diretamente no banco em que se recebe o benefício junto de seus documentos para comprovar que estão vivos. Assim, os segurados que residem no exterior também podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS ou através de documento emitido por consulado. Outra opção é pelo Formulário Específico de Atestado de Vida para o INSS, que está disponível no site da Repartição Consular Brasileira ou no site do INSS.

 

Como fazer a prova de vida?

Em suma, a prova de vida do INSS é feita nas agências bancárias onde o beneficiário recebe a sua aposentadoria. O período para realizar o procedimento depende das regras do banco, que devem informar os prazos. Por outro lado, algumas instituições permitem que a comprovação seja feita em terminais eletrônicos com a leitura biométrica.

Dessa maneira, o procedimento não necessita de agendamento, basta ir até o banco e apresentar os documentos de identificação com foto. São eles:

  • carteira de identidade;
  • de motorista;
  • enfim, carteira de trabalho.

 

Leia também:

Benefício do INSS não depositado? Saiba o que fazer

Atrasados do INSS: saiba como funciona para quem espera por benefício

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes