Prova de vida do INSS é suspensa por mais dois meses

Decisão foi publicada em portaria no Diário Oficial da União, e os pagamentos não devem ser suspensos até o fim de março

Nesta quarta-feira (20), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou por mais dois meses a interrupção do bloqueio de pagamentos ou suspensão de benefícios por falta de prova de vida. A decisão foi publicada em portaria no Diário Oficial da União. Dessa forma, os pagamentos não devem ser bloqueados até o fim de março, enquanto a prova de vida estiver suspensa.

 

Prova de vida suspensa

Desde março do ano passado, no início da pandemia, o INSS está prorrogando a retomada da obrigatoriedade e a prova de vida permanece suspensa. O presidente do INSS, Leonardo Rolim, já havia discutido a possibilidade de um novo adiamento com superintendentes regionais. “A chance de precisar adiar é de 90%”, disse um funcionário que acompanha as discussões.

Segundo a avaliação das chefias do órgão, a retomada levaria milhares de segurados a comparecerem espontaneamente às agências da Previdência, causando transtornos no atendimento. Assim, questionado sobre a possibilidade de adiamento, o INSS havia informado que o tema estava em análise pelas suas áreas técnicas. “O assunto está sendo analisado pelas áreas técnicas desta autarquia e detalhes sobre a prova de vida serão divulgados oportunamente”, informou o instituto.

A nova portaria prorroga a interrupção de cortes e de benefícios, por mais duas competências, referentes a janeiro e fevereiro deste ano. Da mesma forma, a prorrogação vale para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior.

 

Obrigatoriedade anual

Em suma, a prova de vida do INSS é uma rotina cumprida anualmente pelos aposentados, pensionistas e pela rede bancária, podendo causar bloqueio de benefícios. Deve ser feita diretamente no banco em que se recebe o benefício junto de seus documentos para comprovar que estão vivos. Assim, os segurados que residem no exterior também podem realizar a comprovação de vida através de um procurador cadastrado no INSS ou através de documento emitido por consulado. Outra opção é pelo Formulário Específico de Atestado de Vida para o INSS, que está disponível no site da Repartição Consular Brasileira ou no site do INSS.

A portaria publicada nesta quarta afirma que a suspensão da prova da vida não prejudica "a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre este Instituto e a rede bancária pagadora de benefícios, devendo a comprovação de vida junto à rede bancária ser realizada normalmente".

 

Leia também:

Benefício do INSS negado: veja 3 formas de recorrer

INSS: entenda a revisão da aposentadoria para quem teve dois empregos

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes