Segurado pode marcar perícia médica para auxílio-doença até 16/01

O período vale para quem fez o pedido a partir de fevereiro e não conseguiu passar por perícia. Bem como, para pessoas que pediram o adiantamento do benefício e tiveram a solicitação indeferida.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) definiu prazo até 16 de janeiro de 2021 para segurados que precisam marcar perícia médica para receber o auxílio doença. O período vale para quem fez o pedido a partir de fevereiro e não conseguiu passar por perícia. Bem como, para pessoas que pediram o adiantamento do benefício e tiveram a solicitação indeferida.

A regra está no edital número 5, publicado no dia 16 de dezembro. O mesmo dá o prazo de 30 dias para esse público marcar a perícia médica. Ao cumprir o período, o segurado tem direito a pegar os valores retroativos relacionados à data de início que realizou o pedido.

Nesse sentido, a perícia médica pode ser agendada através do telefone 135 pelo aplicativo Meu INSS.

Auxílio-doença sem perícia na pandemia

Com o fechamento de agências do INSS durante parte da pandemia da Covid-19, o órgão passou a aceitar pedidos de auxílio-doença sem a realização do procedimento. O adiantamento do benefício foi feito com a apresentação de atestado médico, enviado por meio de solicitação no aplicativo Meu INSS.

Quem teve o pedido aprovado, recebeu adiantamento do valor de um salário mínimo, R$ 1.045. Ao passo que, para quem deveria receber valores maiores que esse, a diferença começou a ser paga em outubro.

Então, quem não teve o pedido negado pode marcar a perícia médica até dia 16 de janeiro para receber os valores devidos, caso seja aprovado.

Passo a passo para marcar perícia médica do INSS

Por fim, veja passo a passo para marcar perícia médica pelo site ou aplicativo do Meu INSS

  1. Faça login no site ou aplicativo Meu INSS;
  2. Clique na opção “Do que você precisa?” e pesquise por “Agendar Perícia”;
  3. Escolha o item “Perícia Inicial” se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação” caso já esteja em benefício;
  4. Aperte em “Atualizar”;
  5. Confira os dados de contato e clique em “Avançar”;
  6. Para finalizar, insira os dados solicitados.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes