SP tem 70 agências do INSS fechadas; veja alternativas

A plataforma Meu INSS oferece mais de 90 serviços do órgão, podendo ser realizados pelo próprio celular, sem a necessidade de comparecer à agência do INSS.

Em São Paulo, há 70 agências do INSS fechadas, o que representa 29% das 239 unidades existentes no estado. Ao passo que, na capital há cinco postos fechados, são 25 no total. A situação ocorre em meio a pandemia do novo coronavírus.

Nesse sentido, 17% dos servidores do INSS fazem parte do grupo de risco para a Covid-19, os quais estão trabalhando em casa. Já na capital, esse percentual sobe para 20%. A falta de pessoal impacta na decisão de manter agências fechadas.

Diante disso, a recomendação é usar os canais remotos do instituto quando for necessário. Há o aplicativo ou site Meu INSS e o telefone 135.

Como acessar o aplicativo Meu INSS?

A plataforma Meu INSS oferece mais de 90 serviços do órgão, podendo ser realizados pelo próprio celular, sem a necessidade de comparecer à agência do INSS. É possível baixar o Meu INSS na loja de aplicativos de seu celular.

Para acessar o aplicativo, é preciso efetuar um cadastro informando dados como CPF, nome completo, data de nascimento. Bem como, responder algumas perguntas sobre a inscrição no INSS. Para concluir a orientação é criar uma senha de no mínimo oito dígitos.

Outra opção é obter uma senha provisória por meio do site do banco em que tem conta. As seguintes instituições que oferecem isso: Banco do Brasil, Banese, Banrisul, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Santander e Sicoob.

Como solicitar benefícios no aplicativo?

Benefícios podem ser solicitados pelo aplicativo Meu INSS, em vários casos o procedimento é concluído totalmente de forma digital, sem precisar ir à agência do INSS. Pode-se solicitar por exemplo, aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-acidente e pensão por morte.

Veja o passo a passo de como solicitar benefícios do INSS

  1. Acesse o portal ou aplicativo Meu INSS;
  2. Faça login;
  3. Depois, escolha a opção “Agendamentos/Requerimentos”;
  4. No fim da página clique em “novo requerimento”,
  5. Em seguida, no campo de pesquisa digite o qual é o benefício e selecione o serviço;
  6. Aperte em “Atualizar”;
  7. Então, verifique se os dados de contato estão corretos e clique em “Avançar”
  8. Preencha os dados solicitados e conclua o pedido.

Com informações do jornal Agora São Paulo 

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes